Coluna do Barbosa

Carlos Alberto Barbosa é jornalista, natural de Natal (RN), formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde 1984. É ainda autor do blogdobarbosa e assina uma coluna no portal Nominuto.com​

Michel Temer falou pra inglês ver

16 de maio de 2016

Quem viu como eu a entrevista concedida pelo presidente em exercício, Michel Temer, à repórter Sônia Bridi veiculada no Fantástico, deve ter percebido que foi uma entrevista pra inglês ver. Ou seja, não se pode considerar muito o que Temer disse a começar por uma pergunta envolvendo diretamente o ministro Romero Jucá, que está sendo investigado na Lava jato. Veja a pergunta e a resposta, caro leitor:

Sônia Bridi: Apesar das críticas durante a composição do seu ministério, o senhor também nomeou um ministro investigado na Operação Lava Jato, o ministro Romero Jucá. Se ele se tornar réu, ele não terá uma situação semelhante à do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha? O senhor tomará a atitude de afastá-lo também?

Michel Temer: Você sabe que eu sou muito atento às instituições. E quando você fala em inquérito, você está falando em inquirição, em indagação, em investigação. Portanto, você disse bem, ele ainda não é réu. Primeiro ponto. Segundo ponto. O Jucá é uma figura, permita-me o elogio, ele é uma figura de uma competência administrativa extraordinária. Sobre o foco econômico, penso eu, que ninguém conhece tão bem o orçamento e as razões orçamentárias como ele. Primeiro lugar. Segundo lugar: tem uma capacidade de articulação política que é fundamental numa democracia. Até não é sem razão, já disse a ele, que ele foi líder de governo de três governos. E hoje me ajuda enormemente na tarefa de governar o país. E terceiro, eu espero, pelo menos ele tem me afirmado, com absoluta tranquilidade, que os dados que chegam aos ouvidos dele é de que, quando alguém diz alguma coisa, diz por ouvir dizer. Então nós não temos que pensar porque a pessoa é investigada que ela está, digamos assim, com uma espécie de morte civil. Não pode mais fazer nada no país, não é?

E Sônia Bridi insistiu:

Sônia Bridi: Mas, se ele se tornar réu, qual vai ser a sua atitude?

Michel Temer: Daí eu vou examinar. Vou examinar.

E mais:

O site da Folha informa hoje que “o presidente em exercício, Michel Temer, nomeou para o cargo de sub-chefe para assuntos jurídicos da Casa Civil da Presidência o advogado Gustavo do Vale Rocha, que tem entre seus clientes, Eduardo Cunha, deputado federal afastado do mandato por decisão do Supremo Tribunal Federal. Cunha, assim como Jucá está sendo investigado na Lava Jato.

Isto porque não quero falar em Henrique Eduardo Alves, outro ministro do governo Michel Temer, que também teve o seu nome citado em delação premiada no petrolão. Aliás, Sônia Bridi poupou Henrique Alves na sua pergunta direcionada a Michel Temer sobre a Lava Jato.

Fato é que o governo Michel Temer, ao contrário do que muitos achavam não parece ser um governo tão probo assim.

O jornalista Zuenir Ventura, em artigo publicado em O Globo no último final de semana escreveu: “No seu discurso de posse, o presidente interino Michel Temer fez questão de ressaltar que a primeira palavra que dirigia ao país era “confiança” — no caráter do povo e na vitalidade da democracia. Faltou dizer que é do que ele mais precisa também.

Preciso dizer mais alguma coisa?

Acesse o blogdobarbosa clicando no link http://www.blogdobarbosa.jor.br

Deixe seu comentário:

Postagens relacionadas:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.