Notícia publicada no portal No Ar:
O Centro de Convenções de Natal será ampliado ao custo de R$ 30 milhões, como foi apresentado na manhã desta quinta-feira (11), quando houve a assinatura da ordem de serviço e apresentação do projeto arquitetônico pela secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto. Os recursos são oriundos do Programa de Aceleramento do Crescimento do Turismo (PAC) e sem contrapartida do Governo do Estado.
A solenidade de assinatura ocorreu no próprio Centro de Convenções e contou com a presença de representantes de entidades e empresas ligados ao turismo. O local que fica na Via Costeira, zona Sul do município, vai ter um pavilhão multiuso, onde haverá divisórias móveis e acústicas para atender diversas demandas, desde eventos pequenos até grandes congressos.
O projeto pretende demolir uma das salas próximas ao auditório Lavosier Maia e vai fazer com que aumente de 14,2 mil metros para 22,4 mil metros quadrados de área edificada. O novo local tem a capacidade de receber sete mil pessoas.
A empresa responsável pela reforma será a Ramalho Moreira e o arquiteto será Carlos Ribeiro Dantas. As obras serão de responsabilidade da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN) e Secretaria de Estado do Turismo (Setur).
A Governadora Rosalba Ciarlini esteve no evento e após a assinatura do documento realizou um discurso. Elogiou a iniciativa de estender o local e a localização do Centro de Convenções, pois fica próximo da Praia de Ponta Negra, um dos principais pontos turísticos de Natal. “Ter uma estrutura maior, independente do evento, faz com que o Rio Grande do Norte seja mais visualizado e atraia mais os turistas de outros estados brasileiros”, disse. No mesmo discurso, ela comemorou a ampliação do local e admitiu que evitará perdas de eventos importantes na cidade por falta de espaço.
O novo presidente da Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH/RN), Ruy Gaspar, também tem boas expectativas. “Essa obra vai ser fundamental. O turista que vai aos eventos gasta o dobro daquele que vai a cidade para lazer. Isso é bom para a nossa economia, pois deixa mais recursos”, comentou. Gaspar comentou que isso vai trazer benefícios na economia de Natal, mas também do estado. Além disso, ele comentou que a expectativa é aumentar a taxa de ocupações de hotéis com a inclusão do novo pavilhão.
A ampliação do Centro de Convenções está dentro das diretrizes pré-estabelecidas pelo Ministério do Turismo. Com a nova estrutura, prevista para o ano de 2017, vai aumentar a capacidade do complexo de 10 a 12 mil pessoas.
Sobre o Centro de Convenções
O Centro de Convenções de Natal foi inaugurado na década de 1980 e é gerenciado pela Cooperativa de Desenvolvimento da Atividade Hoteleira e Turística (COOHOTUR). Este é projetado para sediar simpósios, congressos, seminários, reuniões, eventos artísticos, feiras e exposições. Sua área total é 68.805 m² e atualmente conta com o Pavilhão Parque das Dunas e o Pavilhão Morton Mariz, na qual fica o auditório Lavosier Maia.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.