Natal é destaque no enfrentamento à exploração sexual infanto-juvenil

13 de novembro de 2014

Do Novo Jornal:

A cidade do Natal renovou seu compromisso com as boas políticas de prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. O compromisso foi ratificado durante o 2º encontro das cidades que integram a campanha “Não Desvie o Olhar”, criada para essas finalidades. O evento fez parte da programação da 66ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizada nesta segunda e terça (dias 10 e 11), em Campinas (SP). Pela Prefeitura do Natal, participaram do evento os secretários-adjuntos de Trabalho e Assistência Social, Maria José de Medeiros, e de Comunicação Social, Marcos Alexandre.

Nos dois dias de encontro, foram feitas avaliações da primeira fase do projeto e traçadas as estratégias para a segunda etapa, em 2015. Dentre as metas estabelecidas para o próximo ano, estão a criação do Observatório de Estudos e a realização de visitas técnicas e de intercâmbio de membros das cidades participantes a Salvador, Recife e Porto Alegre.

A participação de Natal na fase inicial do projeto, voltada para a Copa do Mundo, recebeu elogios da coordenação geral da campanha, tendo à frente a FNP e o Conselho Nacional do Sesi. A capital potiguar destacou-se pela capacidade de articulação dos órgãos da Prefeitura — notadamente as secretarias municipais de Trabalho e de Assistência Social (Semtas), de Comunicação Social (Secom) e de Turismo (Setur) — com instituições da sociedade civil organizada, como o Comitê Local de Proteção Integral aos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, e com agentes dos municípios da Região Metropolitana de Natal.

Natal se destacou pela mobilização no enfrentamento contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. (foto: divulgação)

Natal se destacou pela mobilização no enfrentamento contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. (foto: divulgação)

“Natal conseguiu bons resultados ao agregar parceiros, mobilizando-os e ampliando as ações do projeto”, definiu a representante da FNP, Silvia Toso. Ela também indicou como ponto positivo a forte divulgação que a Prefeitura promoveu para a campanha na cidade, nos meses que antecederam e durante a Copa do Mundo. Segundo a coordenação nacional, Natal e Curitiba foram as capitais que mais se destacaram na promoção da campanha “Não Desvie o Olhar”, dentre as 12 sedes da Copa. “Em Natal, não nos limitamos a cumprir nossa meta inicial de distribuir materiais impressos em locais estratégicos e de grande fluxo turístico. Expandimos a campanha com peças promocionais em outdoors e com inserções nas principais emissoras locais de TV nos meses de maio e junho deste ano”, relatou o secretário-adjunto da Secom, Marcos Alexandre.

O planejamento para 2015 prevê um reforço na mobilização e na troca de experiências entre as nove cidades que continuam integradas ao projeto — São Paulo, Manaus e Cuiabá saíram por opção própria. Serão definidas novas agendas em comum e visitas técnicas para conhecer ações voltadas para esse campo em Salvador, Recife e Porto Alegre, onde há boas experiências bem consolidadas.

Os representantes da Semtas e da Secom levaram ao encontro de Campinas a palavra de aprovação da Prefeitura do Natal às ações empreendidas até agora e externaram o compromisso de manter o vínculo com o projeto. “Vamos trabalhar para que possamos avançar ainda mais na prevenção e no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes”, destacou a secretária-adjunta da Semtas, Maria José de Medeiros. “Dedicaremos um empenho especial para aperfeiçoar nossas ações e dispor de novas ferramentas, principalmente do Observatório de Estudos, cujo objetivo é acabar com a nossa carência em termos de números e estatísticas sobre a violação de direitos infanto-juvenis na nossa cidade. A partir dos dados do Observatório, poderemos fazer o planejamento de nossas ações com bases mais fundamentadas”.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

Postagens relacionadas:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.