Natal ganha academias da terceira idade

19 de março de 2012

Chegar à terceira idade hoje é bem diferente de décadas atrás, onde se ficava em casa esperando, como diziam alguns, “a morte chegar”. Atualmente, com a expectativa de vida cada vez mais longa, as pessoas procuram se cuidar a fim de viver melhor. Faz parte desses cuidados a atenção especial com a alimentação e a pratica de exercícios físicos. Mesmo quem começa a se excitar já na terceira idade pode obter melhoras em diversos aspectos.

Para ajudar a população idosa a ter acesso à pratica de exercícios físicos, a Prefeitura do Natal está instalando as Academias da Terceira Idade (ATIs) que já somam 16 na cidade. Dessas, sete estão na Zona Norte e cinco na Zona Sul. As primeiras foram estrategicamente colocadas em cada uma das quatro zonas urbanas da cidade assim divididas: Praça Jesiel Figueiredo, em Igapó; Praça Aluisio Alves, na Cidade da Esperança, Praça Augusto Leite no Tirol e Praça Kalina Maia no bairro de Lagoa Nova.

De acordo com o Secretário Luís Antônio Lopes, titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) responsável pela instalação dos equipamentos, até o final do ano Natal vai contar com mais de 50 ATIs. Segundo a programação da secretaria, até abril novos equipamentos devem chegar aos conjuntos Jiqui e Pirangi em Neópolis, nos bairros Mirassol, Candelária, no conjunto Flamboyants em Capim Macio, e em Ponta Negra no calçadão da Avenida Roberto Freire, além do Parque dos Coqueiros e na Avenida Itapetinga na zona Norte da cidade.

Natal já conta com 16 Academias da Terceira Idade, espalhadas por diversos bairros da capital.

Natal já conta com 16 Academias da Terceira Idade, espalhadas por diversos bairros da capital. (fotos: Frankie Marcone/Divulgação)

As Academias da Terceira Idade possuem equipamentos seguros e resistentes especialmente desenvolvidos para a utilização em locais abertos podendo ser usados por qualquer pessoa, não somente os idosos, para quem foram desenvolvidos seguindo orientações de médicos geriatras.

Profissionais estão à disposição, para dar informações aos frequentadores, como o tempo de duração e a forma eficaz de se utilizar os equipamentos. Os professores estão presentes no horário de 6h às 8h e das 18h às 20h.

Nosso retorno está sendo o melhor possível, inclusive os próprios professores tem se mostrado cada vez mais interessados com a extensão do projeto, por isso estamos buscando ampliar com novos profissionais. Nossa meta é disponibilizar as orientações pela internet,como por exemplo, a série de cada um pode ser vista ainda em casa, pelo computador”, esclareceu o secretário titular da Secopa, Jean Valério.

Recomenda-se para o idoso exercícios do tipo aeróbio, de musculação e de flexibilidade, pois essas capacidades sofrem significativo declínio com o avançar da idade. A frequência pode variar de uma a três vezes por semana, com média de duração para cada sessão de 20 a 60 minutos.

Todas as Academias da Terceira Idade foram instaladas em locais onde a população tem o hábito de caminhar e com infraestrutura adequada. Os locais também receberam  iluminação adequada, paisagismo e sinalização.


Deixe seu comentário:

Postagens relacionadas:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.