Natal ganha aplicativo de fiscalização para colaborar com a prefeitura

7 de maio de 2015
Comentaristas:

A Prefeitura de Natal aderiu ao Colab.re, uma rede social interativa onde a população pode reclamar, tirar dúvidas e sugerir soluções para os problemas da cidade. Com isso, o cidadão tem o poder de informar a respeito dos problemas que afetam a vida da cidade e receber resposta imediata do encaminhamento feito ao órgão responsável. O nome vem de “colaborar”. Hoje, o aplicativo conta mais de 100 mil usuários no Brasil, sendo operado em 70 cidades que aderiram oficialmente à plataforma por meio de suas prefeituras.

A utilização da plataforma é simples e fácil. O usuário baixa o aplicativo, cria a sua conta e já pode utilizar o sistema. Qualquer pessoa pode registrar o problema da cidade onde mora com uma foto, posta na rede social e, então, a Prefeitura do Natal, através da Ouvidoria Geral do Município e da Secretaria Municipal de Comunicação, recebe a demanda. Se a solicitação for de responsabilidade da gestão municipal, o problema é repassado para o órgão responsável e uma resposta é enviada para o usuário que fez a reclamação.

Exemplo de funcionamento do aplicativo para smartphones IOS. Ferramenta também está disponível para aparelhos com sistema Android. (Foto: www.manualdousuario.net)

Exemplo de funcionamento do aplicativo para smartphones IOS. Ferramenta também está disponível para aparelhos com sistema Android. (Foto: www.manualdousuario.net)

Com a adesão oficial da Prefeitura ao aplicativo, um relatório mensal com todas as marcações envolvendo a administração municipal será repassado para que a gestão planeje suas ações e solucione de uma forma mais ágil os problemas nas mais diversas comunidades da capital potiguar. A idéia do Colab.re é estruturar as informações que chegam à Prefeitura para que o órgão fiscalize, proponha projetos ou soluções. É obrigatório enviar foto e endereço junto.

“Acredito que o aplicativo irá ajudar muito a alertar os órgãos públicos municipais sobre os problemas que existem em nossa cidade. Espero que a Prefeitura realmente utilize essa ferramenta como forma de melhorar os serviços prestados à população”, diz a estudante de enfermagem Gabriela Almeida. “É uma chance que temos de fiscalizar o trabalho da gestão municipal”, afirma a assistente social Juliana Oliveira.

Reunião entre Prefeitura de Natal e fundadores do Colab.re fecha parceria para adesão ao aplicativo. (Foto: Assessoria/Secom)

Reunião entre Prefeitura de Natal e fundadores do Colab.re fecha parceria para adesão ao aplicativo. (Foto: Alex Regis)

Segundo informações divulgadas pela Prefeitura, uma equipe com três servidores já foi treinada para operar o perfil no aplicativo para atender as solicitações dos usuários no menor tempo possível. O Colab.re está disponível para os sistemas Android e IOS.

 

 

 

Deixe seu comentário:

Leia também:

Debate

Somente determinados usuários podem comentar esta notícia, se deseja comentar, por favor entre em contato com o administrador

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.