Natal terá sistema inteligente de gestão eletrônica de transporte coletivo

3 de abril de 2013

Notícia publicada no portal No Ar:

Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) anunciou hoje que está finalizando um convênio de transferência de tecnologia com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).Com o convênio, o usuário poderá consultar informações precisas sobre o horário em que as linhas de ônibus passarão por cada ponto de ônibus, por meio inclusive, da rede móvel de telefonia e a internet será possível em Tempo Real saber quando o ônibus vai chegar na parada.

Foto: riograndedonorte.net

Foto: riograndedonorte.net

Outro aspecto importante é que o sistema permitirá a Semob acompanhar também em tempo real o funcionamento do transporte urbano do Natal. Com isso, o gestor passará a ter uma visão mais ampla do funcionamento do sistema, e com isso poderá realizar estudos e discutir com a sociedade e com os empresários modelos que poderão melhorar a qualidade do sistema de transporte urbano. Essa modernização do sistema vai aprimorar o processo de tomada de decisão que passará a ser essencialmente focada na qualidade do serviço ofertado aos usuários.

Para assegurar a população o direito a estas informações, o município implantará plataforma de gerenciamento integrada com as empresas operadoras que possibilite a operação e análise por eventos, localização visual dos trajetos, pontos de parada e pontos de referência na cidade, viagens em andamento, opções de deslocamento, entre outros dispositivos pertinentes ao sistema.

Para atender essa demanda, a SEMOB implantará um Centro de Controle Operacional, onde acontecerá o monitoramento da operação, o atendimento aos usuários e o controle da eficiência do planejamento da oferta no atendimento à demanda existente no sistema.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.