No RN, penitenciária de Alcaçuz é liberada e já recebe novos presos

23 de outubro de 2012

Notícia publicada no portal g1 RN:

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, foi liberada pela Justiça nesta segunda-feira (22) e já começou a receber novos detentos. Segundo o juiz da Vara de Execuções Penais Henrique Baltazar, corregedor geral da unidade e responsável pela medida, 29 presos já foram remanejados para o Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, também chamado de Pavilhão 5.

Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, em Alcaçuz, foi inaugurado no final de 2011 (Foto: Ricardo Araújo/G1)

A penitenciária de Alcaçuz foi parcialmente interditada no último dia 8 de agosto por apresentar problemas estruturais, principalmente no Pavilhão 5, cuja rede elétrica não atendia a demanda do prédio. Com a conclusão das obras e consequente liberação da unidade, oito presos foram transferidos do Centro de Detenção Provisória de Macaíba. Outros 21 internos – que já estavam encarcerados em outras alas da própria penitenciária – também passaram a ocupar as celas do Pavilhão Rogério Coutinho Madruga.

Segundo o juiz Henrique Baltazar, a ala deverá ter sua capacidade máxima ocupada até o final da semana. O Pavilhão 5 possui capacidade para 400 presos.

Clique aqui para ver a publicação original

Mesmo que com capacidade para abrigar cerca de 400 homens, pavilhão 5 será ocupado apenas por 150

Notícia publicada no Portal Nominuto.com:

Após passar por obras estruturantes e ser mobiliado com 25 novos agentes penitenciários, o pavilhão Rogério Coutinho Madruga da Penitenciária Estadual de Alcaçuz foi desinterditado pelo juiz da Vara de Execuções Penais, Henrique Baltazar e vai receber os primeiros presos a partir de amanhã (23).

Mesmo que com capacidade para abrigar cerca de 400 homens, inicialmente receberá apenas 150. Para o coordenador do sistema penitenciário, Ailson Dantas, é importante testar a rotina do pavilhão de segurança máxima, antes de ocupá-lo na plenitude.

As transferências, de acordo com Ailson, serão feitas de forma gradual. “Amanhã de manhã já transfiro 20 presos sentenciados do [presídio provisório] Raimundo Nonato e isso abre vaga para outros custodiados com a Polícia Civil, mas essas mudanças não têm como serem feitas de imediato”.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.