SustentHabilidade

Jean-Paul Prates é advogado e economista. Especialista em energias e recursos naturais. Foi secretário estadual de energia do RN (2007-2010). Senador-Suplente de Fátima Bezerra (RN). Presidente do CERNE e do SEERN. Trabalha e investe em projetos relacionados a energia renovável, petróleo/gás, infra-estrutura e sustentabilidade. LinkedIn: jpprates.

Notícia sobre preço dos combustíveis no Brasil ser o mais alto do mundo é FALSA!

16 de dezembro de 2015

A notícia de que o Brasil tem o combustível mais caro do mundo, veiculada na última 2aF pelo Bom Dia Brasil é uma VERGONHA jornalística!!!

A frase-estatística mencionada (“o preço de combustível mais caro do mundo”) é comprovadamente FALSA e nenhum analista a subscreveu. Foi uma frase própria, apócrifa, solta em meio à reportagem deliberadamente para carregar no impacto e ganhar a “boca do povo”.

Duvido que o especialista entrevistado (a quem conheço e é quem usualmente calcula dados de diferença de preços em relação ao mercado americano/europeu – hubs de referência) tenha afirmado ou subscreva a afirmação mentirosa que abre a reportagem, especificamente. E se o fizer, AFIRMO que estará equivocado ou mal intencionado.
Gas station

No mais, é a velha lenga-lenga de sempre: a Petrobras segurou os preços internos durante vários anos e ninguém reclamou (só os mesmos especialistas que à época condenavam isso por se estar fazendo demagogia com o dinheiro dos acionistas!).

Agora, os mesmos vêm condenar a compensação dos períodos passados, sob argumento de uma suposta defesa da economia popular.

Ou seja, qdo o povo é beneficiado pelo represamento dos preços, eles defendem o acionista. Quando a empresa tenta recuperar a “perda” eles viram defensores do povo. Lindo e coerente, não?

Tudo bem: pode-se até discordar sócio-economicamente da tese de se fazer reajustes por patamares, preservando uma certa estabilidade de preços internos em detrimento da volatilidade do preço do barril internacional. Aliás, é justamente essa estabilidade e autonomia que uma nação busca ao se esforçar e investir tantos anos para produzir o seu próprio petróleo e almejar a auto-suficiencia. Senão, de que isso tudo valeria, pra ficar ao sabor das flutuações e jogos geopolíticos do mesmo jeito?

Enfim, um especialista pode até discordar disso. Mas a principal empresa de mídia do país cometer a desonestidade intelectual de acordar os brasileiros numa 2a Feira com esta manchete sensacionalista e inverídica? É de uma indignidade absurda!

Para mim, uma decepção gigantesca quanto ao jornalismo da Globo onde conheço tantos profissionais sérios, e a quem tanto e sempre me disponho a contribuir com esclarecimentos sobre este setor.

Tem que sair uma errata, para manter um mínimo de honra e credibilidade!

Site internacional desmentindo: http://pt.globalpetrolprices.com/gasoline_prices/

O próprio jornal O GLOBO desmente a notícia: http://infograficos.oglobo.globo.com/economia/veja-os-10-paises-com-gasolina-mais-cara.html

fuel-station-hyundai

Deixe seu comentário:

Postagens relacionadas:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.