Novas estações de transferência não atendem expectativas e tem baixa adesão de usuários em Natal

11 de março de 2015
Comentaristas:

As novas estações de transferência de passageiros de ônibus em Natal não estão funcionando do modo como foram planejadas. Inauguradas no dia 21 de fevereiro deste ano, o estação do Bairro Latino, situada próximo ao Carrefour, possui capacidade para 250 usuários e a estação de Igapó, localizada na Zona Norte, pode receber até 280 pessoas.

O problema agora é a baixa adesão de usuários. Equipadas com ar condicionado, internet wi-fi, cadeiras, mesas, saída de emergência, espaço para cadeirantes e segurança armada, as estruturas não estão correspondendo às expectativas da Prefeitura de Natal e, principalmente, da população. Enquanto isso acontece, as paradas de ônibus localizadas nas proximidades, por exemplo, sofrem com a falta de infraestrutura e a superlotação em horários de pico.

“Parada de transferência do Mirassol com ar condicionado, wifi e segurança armada: 3 pessoas… Parada do Natal Shopping: 100 pessoas se escondendo nos pilares da passarela para não tomarem chuva. Estação de transferência da zona norte com ar condicionado, wifi e segurança armada: nenhum passageiro, e 10 funcionários da STTU. Aproximadamente 100 metros da parada de estação de transferência, próximo ao Atacadão, 120 pessoas tomando chuva tendo que dividir um pequeno espaço daquele ponto de ônibus [sic]”, diz o post publicado esta semana no Facebook pelo Bruno Manfredini e que vem sendo compartilhada por diversas pessoas na rede social.

A mesma opinião é endossada pelo universitário Thiago Bezerra. Ele afirma que a desinformação por parte dos usuários e, principalmente, o número reduzido de linhas que fazem a integração podem estar ocasionando a pouca utilização do espaço. “O sistema de integração é insuficiente. É mais vantajoso para o usuário fazer a transferência na parada do Natal Shopping, por exemplo, do que descer na estação do Bairro Latino”, explica.

Foto: Novo Jornal

Foto: Novo Jornal

Agentes de trânsito estão nas estações aplicando um questionário que deve resultar em relatório da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Com base no levantamento, pode haver aumento das linhas que realizam a integração.

Linhas

Atualmente, as linhas que fazem a integração na estação de Igapó são: 01B (Cidade da Esperança/Gramoré), 10/29 (Nova Natal/Nova Descoberta), 15/16 (Pajuçara/Petrópolis), 26 (Soledade I/Ponta Negra), 50 (Serrambi/Santa Catarina), 68 (Alvorada IV/Petrópolis), 75A (Parque das Dunas/Ribeira) e 81 (Vila Verde/Ribeira).

No Bairro Latino, as linhas são: 02 (Gramoré/Mirassol), 10/29 (Nova Natal/Nova Descoberta), 33 (Planalto/Praia do Meio), 52 (Rocas/Pirangi), 54 (Rocas/Ponta Negra), 77 (Parque dos Coqueiros/Mirassol) e 79 (Parque das Dunas/Mirassol).

Deixe seu comentário:

Leia também:

Debate

Somente determinados usuários podem comentar esta notícia, se deseja comentar, por favor entre em contato com o administrador

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.