Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

OAB-RN entrega lista com os seis nomes que disputam vaga para desembargador

5 de fevereiro de 2013

Notícia publicada no caderno Natal da Tribuna do Norte:

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), Sérgio Freire, entregou ontem a lista com os nomes dos seis advogados na disputa de uma vaga de desembargador do Tribunal do Justiça do Estado. Agora cabe ao pleno do TJ/RN selecionar  três nomes e enviá-los para o Executivo Estadual. A decisão final fica à cargo da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Aderson Silvino (de terno claro, ao centro) recebe lista das mãos do presidente da OAB, Sérgio Freire. (Foto: Magnus Nascimento)

Aderson Silvino (de terno claro, ao centro) recebe lista das mãos do presidente da OAB, Sérgio Freire. (Foto: Magnus Nascimento)

Na próxima sessão da Corte, amanhã, os seis nomes serão lidos e só desembargadores receberão os currículos dos postulantes. Ainda na quarta-feira, os magistrados decidirão quando haverá uma sessão extraordinária para a votação. Há possibilidade que a data seja sexta-feira, dia 15 deste mês. De todo modo, o presidente do Tribunal do Justiça do Rio Grande do Norte, Anderson Silvino, não estipulou um prazo definitivo para o fim do processo, mas espera que seja o mais rápido possível.

Apenas os 12 desembargadores que compõem efetivamente o pleno do tribunal poderão votar. Para concorrer, o candidato deve ter pelo menos 10 anos de carreira no Direito, notório saber jurídico e reputação ilibada.

Vinte advogados se candidataram às vagas seis vagas. Numa sabatina, os candidatos tiveram dez minutos para responder perguntas da Comissão Eleitoral e fazer uma explanação livre. A eleição entre os membros da OAB/RN escolheu seis nomes no dia 22 de outubro passado. A votação ocorreu nas cidades de Natal, Caicó, Pau dos Ferros, Mossoró, Macau e Assu.  Havia 5.449 advogados registrados na OAB/RN aptos a votar, mas apenas 3.289 compareceram.

O processo de escolha pela OAB havia sido paralisado para a análise de um pedido de impugnação da candidatura de Verlano Medeiros. Em janeiro, o autor do pedido, o advogado Carlos Sérvulo desistiu do questionamento.  Em paralelo corria também um processo contra a eleição para a lista sêxtupla de Magna Letícia, mas foi arquivado.

ELEITOS NA OAB

Magna Letícia de Azevedo Lopes Câmara – 1351 votos

Artêmio Jorge de Araújo Azevedo – 1304 votos

Marisa Rodrigues de Almeida Diogenes – 1299 votos

Verlano de Queiroz Medeiros – 1292 votos

Glauber Antônio Nunes Rêgo – 1005 votos

Priscila Coelho da Fonseca – 930 votos

QUINTO CONSTITUCIONAL

O quinto constitucional  garante que 20% dos magistrados nos tribunais brasileiros sejam oriundos do Ministério Público ou OAB. O dispositivo está na Constituição Federal.

Clique aqui para ver a publicação original

 

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.