Orçamento apertado: cortes tentam equilibrar finanças do governo estadual

4 de fevereiro de 2015
Comentaristas:

Com o objetivo de equilibrar as finanças do Governo do Estado, Robinson Faria anunciou um contingenciamento de 30% nas despesas previstas para este ano. Segundo ele, a medida não vai atingir as áreas de educação, saúde e segurança.  O anúncio foi feito durante a leitura da mensagem anual na Assembleia Legislativa, ocorrido ontem (04) e que deu início aos trabalhos no parlamento estadual.

O chefe do Executivo estadual destacou a necessidade de redução de gastos devido à “delicada situação econômica do Governo”. Em seu discurso, apresentou os planos para este ano em todas as áreas e as metas para o crescimento do estado. Caberá a cada secretário promover o contingenciamento em sua pasta que deve chegar a 30%. O governador disse que as medidas já começaram a ser adotadas e explicou que os gastos com telefonia devem ser reduzidos pela metade e com energia e água seguirão mesmo percentual de meta. Outra economia que já está em andamento é com diárias e, neste sentido, o governador revelou que já obteve sucesso.

Foto: Fecomércio MG

Foto: Fecomércio MG

Robinson Faria confirmou que a auditoria na folha de pessoal já foi iniciada e tem como objetivo identificar irregularidades “e promover acertos que tornem a política remuneratória de pessoal mais justa”. Ele reforçou a necessidade de aumentar a arrecadação, mas não fará isso aumentando impostos e sim reduzindo as taxas para incentivar indústrias e empresas, visando a atração de investidores.

Carnaval

Uma das festas mais populares e tradicionais do país não receberá ajuda financeira do governo estadual para acontecer em 2015. Robinson anunciou que não vai investir nas festas de carnaval no interior do RN. A prioridade será destinar os recursos para combater os efeitos da seca prolongada que assola o sertão potiguar.

Oito municípios estão em situação de colapso no abastecimento d’água e outros 44, situados principalmente nas regiões Oeste e Seridó, estão em estado de alerta.

O que é contingenciamento 

O contingenciamento é uma medida de programação financeira. Trata-se de uma limitação de gastos frente à receita anual para economizar recursos orçamentários. A economia é direcionada para a diminuição da dívida que o poder público tem em relação aos seus credores e fornecedores.

 

 

Deixe seu comentário:

Leia também:

Debate

Somente determinados usuários podem comentar esta notícia, se deseja comentar, por favor entre em contato com o administrador

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.