Coluna do Barbosa

Carlos Alberto Barbosa é jornalista, natural de Natal (RN), formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde 1984. É ainda autor do blogdobarbosa e assina uma coluna no portal Nominuto.com​

Orgasmo coletivo da `Vênus Platinada´e dos coxinhas

4 de março de 2016

Nesta sexta-feira (4) o Brasil presenciou um orgasmo quase que coletivo de determinados setores da imprensa e da elite brasileira com a notícia, em tempo real, diga-se de passagem, de que a Polícia Federal realizava uma operação dentro de uma nova fase da Lava Jato, tendo como alvo principal Luiz Inácio Lula da Silva. A PF realizou busca e apreensão e condução coercitiva levando o ex-presidente a depor mirando ainda seu filho Fábio Luiz Lula da Silva e a construtora Odebrecht.

Nas redes sociais os que são contra o PT e Lula foram ao delírio, com palavras agressivas e chacotas. Marcou-se até um “aplaudaço” para às 20h30, hora em que o Jornal Nacional vai ao ar. “Todos em suas janelas aplaudindo a Polícia Federal”, dizia a chamada no twitter. Não fosse a coincidência de fatos – ontem a IstoÉ fez publicar em seu site uma suposta delação premiada do senador Delcídio Almaral em que incrimina a presidenta Dilma e Lula, e hoje essa megaoperação midiática – diria até que poderia ser encarado como uma coisa normal. Contudo, a soma dos fatores citados e mais ainda, véspera de um fim de semana, onde há maiores probabilidades para repercussões, tendo em vista que as pessoas têm mais tempo para ler e ver os telejornais, digo que a coisa me parece macumunado.

Sintomático, muito sintomático, caro leitor!

Mas, graças a independência da Polícia Federal, as operações acontecem neste país de Cabral. Mas não custa lembrar que dois parlamentares do PT protocolaram na última quarta-feira no Ministério Público Federal um pedido para que sejam abertas 14 investigações sobre as conexões entre a Rede Globo, a FIFA, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e offshores do Panamá.

Segundo os parlamentares, “há fortes indícios da prática de crimes como organização criminosa, lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, sonegação fiscal, além de outras ações criminosas contra a administração pública, contra o sistema financeiro nacional e contra a ordem tributária”.

Na representação encaminhada ao MPF, os deputados pedem para que sejam investigadas “a existência de eventuais bens da família Marinho em situação ilícita de ocultação patrimonial; as atividades das offshores vinculadas ao grupo Globo; e as relações entre a Globo, suas respectivas empresas e offshores e a FIFA”.

Os parlamentares cobram esclarecimentos também quanto ao uso de uma empresa, a Brasif, para enviar dinheiro ao exterior. De acordo com a jornalista Miriam Dutra, com quem FHC teve um caso extraconjugal, US$ 3 mil eram enviados mensalmente a ela para custear despesas com o filho Tomás, com quem o ex-presidente tem relação paternal. A jornalista afirma que mantinha um contrato fictício com a Brasif para receber o dinheiro.

Resta saber se o MPF e a própria Polícia Federal vão agir com tamanha celeridade quanto a verificada na operação desta sexta-feira contra o ex-presidente Lula.

Não estou aqui defendendo Lula ou tentando justificar eventuais erros cometidos por ele, embora alguns pensem isso. Não ligo. Estou convicto de minhas opiniões mesmo não agradando muitos. Fato é que não se pode usar dois pesos e duas medidas.

Muitos dirão: mas as investigações, Barbosa, são no âmbito da Lava Jato. E daí, cara pálida, tanto o MPF quanto a PF têm autonomia para abrir outras investigações.  Se é para investigar um ex-presidente, que se investigue dois. No caso Lula e FHC.

Mas o orgasmo coletivo só será completo se Lula for preso. Fato!

E mais: segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha, o ministro do STF, Marco Aurélio Mello, fez críticas contundentes à decisão do juiz Sérgio Moro de conduzir coercitivamente o ex-presidente Lula para depoimento. De acordo com a jornalista, a decisão de Moro foi “ato de força” que atropela regras.

Acesse o blogdobarbosa clicando no link http://www.blogdobarbosa.jor.br

Deixe seu comentário:

Postagens relacionadas:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.