A capital do Rio grande do Norte é uma das mais competitivas do Nordeste brasileiro. O resultado é fruto de um estudo inédito realizado pela Fundação Getúlio Vargas ao jornal britânico Financial Times. Natal está à frente de outras grandes capitais, como Recife e Salvador, ficando atrás apenas de Fortaleza que alcança o primeiro lugar no ranking.
No geral, Natal ficou situada no grupo dos 40% melhores, ocupando a posição de 189, enquanto Fortaleza aparece na 142º colocação. Mesmo assim, em âmbito nacional, a capital potiguar ainda precisa avançar em indicadores como educação, infraestrutura, mercado, inovação e negócio. Das 40 primeiras colocadas a nível nacional, 25 são cidades situadas em São Paulo. Apesar da concentração, há outros destaques, como Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, na 98 ª posição, e Goiânia na 77 ª posição.
O estudo foi apresentado na última segunda-feira (8) e, segundo o ministro do Desenvolvimento, Armando Ribeiro, a análise servirá para o governo e a iniciativa privada definirem a distribuição dos investimentos.