Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Piauí ameaça tirar título de maior cajueiro do mundo do RN

30 de junho de 2015

O cajueiro de Pirangi, considerado o maior do mundo pelo Guinness Book, está com seu título ameaçado. O jornal Folha de São Paulo, de circulação nacional, publicou uma matéria sobre o assunto nesta segunda-feira (29). O texto diz que o governo do Piauí contratou uma equipe de especialistas da Universidade Federal do Estado (UFPI) para analisar e provar que possui o maior cajueiro do mundo.

Em 20 anos de reinado absoluto,  o cajueiro potiguar agora tem um concorrente que promete desbancá-lo com 300m² a mais de área. A outra árvore está localizada no município de Cajueiro da Praia, no litoral norte do Piauí, a 384 quilômetros de Teresina. Lá as autoridades estão entusiasmadas com a ideia.

Vista aérea do Cajueiro de Pirangi. (Foto: Flickr/CMT  LUZ)

Vista aérea do Cajueiro de Pirangi. (Foto: Flickr/CMT LUZ)

De acordo com a reportagem, a “descoberta” tem sido alardeada pelo estado do Piauí desde 2010, inclusive na internet com vídeos publicados no you tube, mas ainda não há comprovação do fato. Tudo está baseado em um estudo do engenheiro agrônomo Wellington Rodrigues de Souza, que em 2010 mediu o cajueiro do Piauí e disse que tem 8,8 mil metros quadrados, enquanto o de Pirangi  tem 8,5 mil comprovados, inclusive pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Em um mirante, turistas apreciam  vista da árvore. (Foto: Ney Douglas)

Em um mirante, turistas apreciam vista da árvore. (Foto: Ney Douglas)

Considerado uma das atrações turísticas do RN, o cajueiro de Pirangi recebe anualmente aproximadamente 500 mil pessoas. Tanto a árvore potiguar quanto a piauiense tem suas proporções devido uma anomalia que faz com que os galhos das árvores cresçam para os lados. Com o peso, os galhos atingem o chão, criam novas raízes e crescem como se fosse novas árvores.

Ainda segundo a matéria da Folha, o secretário de turismo de Parnamirim, Laizomar Wanderley afirmou que a única possibilidade do cajueiro de Piauí ultrapassar o do Rio Grande do Norte, seria se a árvore de Pirangi parasse de crescer. Ele se mantém confiante e diz que a polêmica não preocupa o município porque tem certeza de que não existe outro cajueiro que supere a gigante do litoral potiguar.

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.