Conversei com um aviador militar sobre o vídeo publicado aqui. É o registro feito, por um piloto comercial, a 36 mil pés, desde a cabine de um A 318 que fazia o vôo entre Brasília e Campo Grande.
O militar me explicou que é muito difícil determinar exatamente do que se trata a imagem. Segundo ele, a 36 mil pés (ou 11 mil metros) somente drones militares poderiam chegar. Também helicópteros não alcançam tal altitude.
“Pode até ser um balão junino”, comentou. Questionei, com base na minha ignorância em questões de aviação, se um balão poderia alcançar tal altitude e como se explicaria o fato de que a distância relativa entre objeto e aeronave não se altera – como se o objeto voasse à mesma velocidade do A 318.
“À noite, como perdemos a noção de profundidade, é impossível ter uma noção de distância”, respondeu. “Uma luz fraca pode estar perto e uma luz forte pode estar longe e a sensação ser de que estão à mesma distância do observador”, concluiu.
Reveja o vídeo, compartilhado pelo jornalista Ailton Medeiros, abaixo.
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.