Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

População aponta desafios para os próximos gestores de Natal

2 de julho de 2012

Este sábado (30) é o último dia para os partidos políticos realizarem as suas convenções partidárias que homologará os candidatos às prefeituras e câmaras municipais. Embora a eleição só aconteça em 7 de outubro, a movimentação nas ruas da cidade deve começar no próximo dia 6 de julho, quando estará autorizada a propaganda política por parte dos candidatos. O Jornal de Hoje foi às ruas de Natal para saber quais as expectativas em relação ao próximo prefeito de Natal e dos 29 vereadores que assumirão uma cadeira na Câmara em 2013.

A dona de casa Maria Edivânia da Silva, de 36 anos, espera que o próximo prefeito que vá administrar a cidade possa ser melhor que a atual prefeita de Natal, Micarla de Sousa. “Espero apenas que faça melhor que o que estão fazendo hoje, pois em época de campanha prometem tudo, mas quando ganham abandonam a cidade, como a prefeita fez”, disse.

Movimentaçãona cidade deve começar no próximo dia 6 de julho, quando estará autorizada a propaganda política por parte dos candidatos. (Foto: oglobo.globo.com)

A doméstica Maria da Piedade, de 28 anos, considera que a Saúde e Educação são os principais problemas que Natal enfrenta no momento. Diante da atual situação, ela conta que está desacreditada e sem expectativas quanto ao próximo prefeito. “Micarla foi uma verdadeira negação. Os postos de saúde não têm médicos e as escolas vivem fechadas por conta de greve dos professores. Hoje estou completamente desacreditada dos políticos. Ninguém faz nada”, disse.

A estudante Andreza Lucas, de 19 anos, vai votar pela primeira vez nesta eleição. Ela conta que Saúde e Segurança são suas prioridades na hora de escolher o candidato. “Acho que o próximo prefeito tem que se preocupar mais com a saúde. Precisamos ter mais assistência. Só sei de uma coisa, não irei votar em branco”, afirmou.

O vigilante Jeferson Luiz considera que os problemas que a cidade enfrenta, principalmente nas áreas da Saúde, Educação e Segurança Pública, não são atuais, mas que nos últimos anos têm se agravado por problemas de má gestão e de administração. “Todos estes problemas que vemos e somos obrigados a enfrentar diariamente não são de hoje, mas tem piorado nos últimos anos. Os políticos fazem tanta promessa durante a campanha, mas enquanto eles tiverem a consciência pública, mas a cada eleição, mesmo com as dificuldades, renovamos as nossas expectativas e a ansiedade por melhorias. Espero que o próximo prefeito tenha um olhar especial para população, porque do jeito que está não dá para continuar, pois está critico. Natal está abandonada”, afirmou.

A turismóloga Amanda Carreras votou na atual prefeita de Natal, mas se arrependeu. Ela conta que não lembra em qual vereador que votou, mas este ano terá mais cuidado ao escolher o candidato. “A coisa mais importante que eu espero nesta eleição é que o prefeito e os vereadores eleitos tenham zelo pelo dinheiro público e que possam dar uma atenção especial à saúde. Este ano é decisivo e a população precisa pensar melhor na hora de votar, pois o que está em jogo é o futuro da cidade”, destacou.

A vendedora Edineide Fátima, de 38 anos, acredita que o próximo prefeito terá muita dificuldade para administrar a cidade, já que hoje, segundo ela, está completamente destruída. “A situação da saúde está horrível e dificilmente o próximo prefeito vai conseguir ajeitar a saúde em pouco tempo. Tem muita coisa por fazer. Além disso, segurança pública, educação e transporte público são problemas que têm afetado diariamente a vida da população”, disse.

A dona de casa Francisca do Carmo de Souza também considera a saúde como o principal problema de Natal. Para ela, nos últimos anos, tanto a prefeita, quanto os vereadores “fecharam os olhos para a saúde e esqueceram do povo”. “A população sofre e não sabe a quem recorrer, pois hoje todos os políticos abandonaram a saúde e a cidade. Sinceramente não tenho nem vontade de votar, vou porque sou obrigada pela justiça”, afirmou.

A comerciante Mara de Macedo conta que as eleições serão importantes, pois como daqui a dois anos a cidade de Natal será uma das sedes da copa do mundo, a cidade terá muita visibilidade. “Hoje Natal tem muitos problemas e não está preparada para receber a copa do mundo, mas daqui a dois anos terá que estar e o grande desafio para o próximo prefeito será fazer o que não foi feito para deixar a cidade pronta. Muita coisa precisa ser feita. E ele terá que pensar nos investimentos da cidade, mas sem esquecer a saúde e educação. Será um grande desafio”, afirmou a comerciante.

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.