Projeto de licitação do transporte público em Natal é reaberto na Câmara

5 de janeiro de 2015
Comentaristas:

O Projeto de Lei para licitação do Sistema Municipal de Serviços Públicos de Transportes Coletivos Urbanos de Passageiros de Natal entra em pauta novamente na Câmara Municipal. O documento traça as diretrizes do sistema de transporte público da cidade, regulamentando concessões e permissões do setor. A previsão é que a discussão sobre o projeto aconteça logo após o recesso parlamentar, em fevereiro. O prefeito Carlos Eduardo Alves já definiu a aprovação do projeto de lei, e estabeleceu como prioridade para 2015.

Antes mesmo de chegar à Câmara Municipal, o PL da licitação se arrastava há 19 anos por decisões judiciais, suspensões, acusações de favorecimento de empresas e interesses. Pontos do projeto como a continuidade ou extinção do cargo de cobradores, bem como a regulamentação das manifestações públicas de trabalhadores do sistema de transporte e a cobrança do Relatório de Impacto Sobre o Trânsito (Ritur) para novos empreendimentos são algumas das divergências que postergam o andamento da licitação.

Foto: www.fortalbus.com

Foto: www.fortalbus.com

O vereador Júlio Protásio (PSB) afirmou para o jornal Tribuna do Norte que o projeto é “pormenorizado” e vai requerer a atenção da Casa no início das atividades de 2015. “É um projeto polêmico que vai levantar muita discussão na Casa. A lei proíbe a dupla função de motorista e cobrador; dupla jornada; adequa recomendações feitas pelo TRT fazendo com que ônibus sejam modernos e com pouco barulho”, explica. “É prioridade do Governo, inclusive para se votar antes do código tributário.”

De acordo com o prefeito Carlos Eduardo, o projeto vai beneficiar 500 mil usuários de transporte público da cidade. Mas ele reconhece que envolverá muita articulação política.

Audiências públicas

A Prefeitura de Natal, vai realizar neste mês de janeiro cinco audiências públicas para debater a licitação do transporte público da cidade. A medida pretende esclarecer a população sobre o sistema que será licitado e garantir a participação popular na construção do serviço de transporte. Cada região administrativa da cidade receberá uma audiência. A quinta é consolidatória.

Infográfico: Tribuna do Norte

Infográfico: Tribuna do Norte

 

 

Deixe seu comentário:

Leia também:

Debate

Somente determinados usuários podem comentar esta notícia, se deseja comentar, por favor entre em contato com o administrador

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.