Projeto estuda construção de centros comerciais para ambulantes em Natal

1 de junho de 2015
Comentaristas:

A ocupação desordenada das calçadas de Natal pelo comércio ambulante já foi alvo de vários embates entre os trabalhadores, órgãos públicos e população. Nos dois bairros comerciais de maior tradição da cidade, Alecrim e Centro, o problema se tornou um fenômeno cultural. Um projeto  que está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) estuda a construção de centros comerciais para abrigar ambulantes que ocupam desordenadamente as calçadas da cidade.

Comércio ambulante predomina no bairro do Alecrim. (Foto: supersantoantonio.blogspot.com)

Comércio ambulante predomina no bairro do Alecrim. (Foto: supersantoantonio.blogspot.com)

De acordo com o órgão, a ideia é construir uma galeria comercial no bairro do Alecrim e transformar o famoso camelódromo da Cidade Alta em outro ponto legalizado para ocupação dos comerciantes. A fiscalização existe, mas é dificultada pela grande demanda e o baixo efetivo de profissionais concursados no setor. “Os ambulantes são notificados e retirados dos locais de ocupação, mas como não temos condições de estarmos presentes em todos os pontos, com frequência, devido a grande demanda, eles acabam voltando e desrespeitando o trabalho da secretaria”, justificou o secretário da Semsur, Antônio Fernandes de Carvalho.

O projeto está sendo elaborado através de uma parceria público-privada, logo terá que passar por votação na Câmara Municipal e posterior aprovação do prefeito.  Não há previsão para que ele entre me vigor. A iniciativa faz parte do plano de reurbanização das calçadas de Natal. Em Ponta Negra, por exemplo, a secretaria está em fase de finalização do projeto que prevê a retirada dos ambulantes de pontos fixos, permitindo a eles a prática do comércio volante.

Deixe seu comentário:

Leia também:

Debate

Somente determinados usuários podem comentar esta notícia, se deseja comentar, por favor entre em contato com o administrador

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.