Projeto investe em criatividade com a reciclagem de móveis usados

17 de fevereiro de 2015
Comentaristas:

Transformar monitores de computadores em lixeiras, televisões em estantes de livros e gavetas em tabuleiros de jogos. O trabalho realizado pelo Projeto “Reutilizar é bem melhor” é árduo, mas além de incentivar o reaproveitamento de utensílios antigos, a iniciativa investe em criatividade.

Promovido pela Diretoria de Material e Patrimônio (DMP), o “Reutilizar” teve início em março de 2014 e conta com a colaboração de bolsistas do curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O projeto é coordenado pelo diretor do Departamento de Material e Patrimônio (DMP) e diretor substituto do Setor de Patrimônio, Vinícius Magnata Pino.

Magnata lembra que o DMP sempre recebeu os materiais descartados pela comunidade acadêmica, como armários, mesas e cadeiras. “Os objetos normalmente eram leiloados, mas percebemos que muitos móveis tinham condição de serem reaproveitados dentro da própria UFRN”, afirma.  A quantidade de material descartado é muito grande, mas o “Reutilizar” conseguiu reaproveitar uma parcela significativa dos objetos.

 Projeto “Reutilizar é bem melhor” incentiva reaproveitamento de utensílios antigos. (Foto: Vinícius Magnata)

Projeto “Reutilizar é bem melhor” incentiva reaproveitamento de utensílios antigos. (Foto: Vinícius Magnata)

Blog

Para divulgar as atividades do projeto, o grupo criou um blog, onde estão disponíveis fotos e textos sobre os materiais reformados. Vinícius lembra que o endereço eletrônico permite uma maior interação não só com a comunidade acadêmica, mas com o público em geral.

No final do ano passado, a equipe do “Reutilizar” disponibilizou no blog o balanço das atividades feitas em 2014. No total foram 719 equipamentos restaurados. Os materiais mais recebidos foram: cadeiras, estantes, mesas, armários e monitores. Outro destaque do primeiro ano do projeto foi a participação na Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN, a Cientec. O “Reutilizar” expôs alguns trabalhos no estande da Superintendência de Infraestrutura. Confira o blog: www.reutilizar-ufrn.blogspot.com.br.

 

Deixe seu comentário:

Leia também:

Debate

Somente determinados usuários podem comentar esta notícia, se deseja comentar, por favor entre em contato com o administrador

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.