Notícia publicada na Tribuna do Norte:
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) inicia na próxima quarta-feira (17), a terceira etapa do Projeto de Revisão Eleitoral com coleta biométrica. A coleta acontece até as eleições do próximo ano. Nesta terceira fase, que vai até 14 de dezembro de 2013, de acordo com informações do órgão, serão revisados os eleitores das cinco zonas eleitorais de Natal, atingindo um contingente de pouco mais de 520 mil eleitores.
A tecnologia da biometria contribui para a racionalização do processo eleitoral, impedindo fraudes na identificação do eleitor. A meta do TSE é que em 2018, todos os eleitores brasileiros estejam aptos a votar nas eleições após serem identificados pelas impressões digitais.
Além do evidente benefício de ordem eleitoral, a identificação biométrica dos eleitores brasileiros também servirá para outros fins. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou acordo com o Ministério da Justiça para colaborar com o fornecimento do Cadastro da Justiça Eleitoral, que compreende mais de 140 milhões de eleitores. O sistema auxiliará na implantação do Registro de Identificação Civil (RIC), o número único que identificará cada brasileiro para identidade, carteira de motorista, passaporte e outros documentos.
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.