A crise em vários setores públicos do RN e a recusa do secretário estadual de saúde, Domício Arruda, dada a uma entrevista à afiliada à Rede Globo de Televisão, InterTV Cabugi, de Natal/RN , divulgada pelos jornais locais e repercutida “com louvor” pelo Jornal Nacional, na noite desta terça-feira, 01/05, gerou reações dos mais diversos grupos da sociedade potiguar, chegando a colocar o Rio Grande do Norte nos tópicos de destaque do Twitter por duas vezes.
Na primeira vez, motivados por atrasos no pagamento do funcionalismo e de fornecedores, os twiteiros levaram ao primeiro lugar a frase #RosalbavergonhadoRN.
Mas como as duas reportagens (do jornal local RN TV 2a Edição e do Jornal Nacional) enfatizaram, em nota retorno, o motivo alegado pelo secretário para não conceder a entrevista: o feriado, a reação nas redes sociais foi imediata e logo surgiu nos tópicos uma nova frase. A hashtag #porquehojeehferiado disseminou-se entre os usuários a uma velocidade impressionante. Minutos depois, a frase já aparecia em primeiro lugar na lista dos assuntos do momento.
Jornalistas, colunistas e blogueiros também comentaram o tema em seus sites:
No Blog de Thaisa Galvão, a jornalista diz que Domício Arruda falou pelo twitter o que poderia ter dito à emissora. E repete uma das mensagens postadas pelo próprio secretário minutos após a reportagem ter ido ao ar:
Para o jornalista político Marcos Alexandre, o governo não pode ignorar os protestos populares. Segundo ele, a história recente mostra que esse pode não ser o melhor caminho para os governantes de plantão.
Cesar Pedro, de Mossoró, afirmou que os erros de gestão do governo Rosalba Ciarlini começam a ganhar contornos de revolta popular. Para ele, com o advento da internet, o governo não consegue impor suas “prioridades” convenientes. “É o cidadão que tem o espaço de mídia para exigir e quando não cumpre paga ‘twitaço’ “, afirmou.
Abrindo a coluna Notas e Comentários da Tribuna do Norte (jornal de maior circulação da capital) desta quarta-feira (02/05), estava a seguinte nota:
[highlight bgcolor=”#FFC0CB” txtcolor=”#8A2BE2″]Durante horas, o Governo Rosalba Ciarlini foi o mais comentado do twitter no Brasil ontem, Dia do Trabalho, com a hastag #RosalbaVergonhaDoRN. A administração estadual tem somado problemas com funcionalismo público, a infraestrutura sucateada do Estado e agora enfrenta uma crise institucional com Judiciário e Ministério Público. Os comentários no twitter variavam de questões intrínsecas ao funcionalismo público – que aguarda desde o ano passado a implantação de reajustes aprovados em 2010 – a atraso no pagamento de fornecedores e a capacidade limitada do Rio Grande do Norte para investimentos. Muitos indagavam à governadora democrata como pode uma situação tão precária se há excesso de arrecadação e teoricamente o Estado deveria ter mais condições de ação. A insatisfação constatada reflete o que vem revelando as pesquisas de opinião que apontam a desaprovação da gestão do DEM. (Coluna Notas e Comentários, Tribuna do Norte, 02/05/2012)[/highlight]
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.