Economia do RN

Aldemir Freire é economista, servidor de carreira do IBGE na área de análise socioeconômica. Desde 2009 ocupa a Chefia da Unidade Estadual do IBGE no Rio Grande do Norte. As opiniões emitidas aqui não representam o pensamento do órgão em que trabalha.

Rio Grande do Norte se destaca no Nordeste no item obesidade

21 de agosto de 2015

IBGE acaba de divulgar o módulo Ciclo de Vida da Pesquisa Nacional de Saúde 2013. osa dados revelam, entre muitas outras questões, o avanço da obesidade.

O tema saúde já foi abordado em suplementos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD – em anos anteriores (1998, 2003 e 2008). Em 2013 realizou-se a Pesquisa Nacional de Saúde que por ser uma pesquisa independente da PNAD, mas integrante do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares – SIPD, se beneficiou da Amostra Mestra da PNAD contínua. Com desenho próprio, elaborado, especificamente, para coletar informações de saúde, a PNS foi planejada para a estimação de vários indicadores com a precisão desejada e para assegurar a continuidade no monitoramento da grande maioria dos indicadores do Suplemento Saúde da PNAD.

No Brasil foram coletadas informações entre julho e dezembro de 2013 em 62.986 domicílios. No Rio Grande do Norte foram entrevistados os moradores de 1.790 domicílios. Na presente publicação, foram enfocados aspectos relacionados a deficiência, à saúde do idoso, da mulher, além de estimativas sobre as edidas antropométricas e a pressão arterial.

Conforme pode ser visto abaixo, a populaçao masculina do Brasil considerada obesa avançou de 9,3% em 2002-2003 para 17,5% em 2013. Já a obesidade feminina saltou de 14% para 25,2%.

OBESIDADE BRASIL

O gráfico também revela praticamente que não temos mais problemas de subnutrição. O vilão agora é a obesidade.

No aspecto obesidade o Rio Grande do Norte se Destaca na região Nordeste. No estado 58,3% da população possui excesso de peso e 21,1% dela sofre de obesidade. Em ambos os indicadores o estado apresenta o maior percentual do Nordeste. O excesso de peso a a obesidade atinge mais as mulheres que os homens. Para as mulheres a obesidade atinge 25,1% da população potiguar. Nos homnes esse percentual é de 16,6%.

Outro indicador associado à questão do peso em que o RN também se destaca negativamente é a circuferência da cintura. No estado esse indicador está aumentado em 23,6% dos homens e em 56,6% das mulheres. O estado ocupa a primeira e a segunda posição, respectivamente, no Nordeste.

PNS 2013 OBESIDADE

Deixe seu comentário:

Postagens relacionadas:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.