Robinson Faria é empossado governador do RN

2 de janeiro de 2015
Comentaristas:

Após as eleições ocorridas em outubro de 2014, o governo do Rio Grande do Norte passa por mudanças em sua gestão no início de 2015, confira as principais notícias que circularam sobre o assunto na mídia potiguar.

Tribuna do Norte:

Em um discurso de 55 minutos Robinson Faria defendeu o desenvolvimento do Rio Grande do Norte com ações focadas na justiça social e propôs um pacto para acabar com a “letargia” do Rio Grande do Norte, como definiu. No primeiro pronunciamento após empossado, o chefe do Executivo potiguar  disse que governará na legalidade, mas não com a burocracia. Ao empresariado prometeu segurança jurídica para os investimentos. Na saúde, disse que irá reequipar os hospitais regionais e na segurança voltou a enalte o programa Ronda do Quarteirão.

A solenidade de posse ocorreu no Centro de Convenções e começou às 18h. O primeiro ato foi o juramento do governador Robinson Faria e do vice-governador Fábio Dantas.

No discurso de 23 páginas, o governador começou falando sobre a campanha eleitoral e disse que nunca perdeu uma disputa. Ele lamentou o que chamou de “solidão” do período no qual foi desestimulado a desistir da intenção de concorrer ao governo. “Nunca houve na história política do Rio Grande do Norte um candidato a governador tão abastecido de solidão”, afirmou. E acrescentou: “Eu venho de oito embates eleitorais. Ainda não conheci, Graças a Deus, o amargor da derrota. Mesmo tendo sido preterido em várias tentativas de me expor à apreciação popular. Não posso considerar derrotas as decisões de cúpula que me excluíam da disputa”, destacou.

Foto: Tribuna do Norte

Foto: Tribuna do Norte

Administração
Sobre a visão da administração, Robinson Faria usou uma metáfora com o atendimento médico e disse que terá uma “visão geral”. Para educação ele destacou a busca para implantação do plano nacional de educação. “Vamos convocar todas as universidades, públicas e privadas, mediante convênio para compor parceria permanente com a gestão estadual. Vamos elaborar um programa e erradicação definitiva do analfabetismo”, disse.

O governador chamou atenção ainda que vai implantar o Estado “Brasil Profissionalizado”. “Vamos lançar e efetivar o Pronatec estadual. Vamos convocar pais e alunos para participarem das decisões escolares, vamos dignificar a atividade professoral, com salários dignos, respeito profissional e preparação acadêmica”, afirmou.

Na área da saúde, o governador Robinson Faria afirmou que irá recuperar os 25 hospitais regionais e redefinir os seus perfis. “Vamos criar os centros de diagnóstico, inicialmente em Natal e Mossoró. No Hospital Walfredo Gurgel ficarão apenas atendimentos de urgência cardiológico e neurológico. É urgente retirar os corredores os pacientes”, afirmou. O governador disse que vai “estimular e reforçar todas as campanhas preventivas de economia”. “Vamos dar exemplo para colher credibilidade. Vamos estabelecer metas que evitem as doenças antes da sua instalação”, comentou.

Já para segurança, Robinson Faria voltou a destacar a implantação da “Ronda Cidadã”. “Já está testada em vários lugares do mundo. Vamos humanizar o servidor da segurança, no caso dos militares e vamos corrigir o absurdo dos dez anos sem promoção. Vamos fazer a revisão do estatuto da Polícia Militar”, afirmou.

O governador convocou o empresariado para um pacto. “Precisamos fazer uma grande pactuação, uma grande corrente de fraternidade e vamos tirar o Rio Grande do Norte do estágio letárgico em que se encontra. Empresários terão o governador parceiro permanente de um Estado economicamente mais forte e socialmente mais justo”, ressaltou. Robinson Faria disse que o grande sonho é “fazer um governo humanitário, preocupado com os últimos”.

Robinson Faria assegurou a servidores públicos, empresários e Poderes constituídos parceria nesse novo governo. (Foto: Argemiro Lima)

Robinson Faria assegurou a servidores públicos, empresários e Poderes constituídos parceria nesse novo governo. (Foto: Argemiro Lima)

Durante a solenidade de posse, o governador Robinson Faria convocou as pessoas para cuidarem dos mais necessitados e prometeu instalar centros de recuperação de drogados no Estado. “Vamos cuidar dos mais necessitados. Cuidar daqueles que, por algum infortúnio, caíram nas drogas. Vamos buscar as parcerias necessárias para dotar estado de centro de recuperação de dependente químico e apoio as suas famílias. Vamos cuidar para as empresas participarem do processo de reinserção social”, comentou.

Clique aqui para ver a publicação original

Confira a íntegra do primeiro discurso do governador Robinson Faria

Rosalba Ciarlini transmite o cargo e anuncia rompimento com o DEM

Passava das 20h30 quando o governador Robinson Faria chegou ao Palácio Potengi, mais conhecido como Palácio da Cultura, na Praça 7 de Setembro, para o ato de transmissão de cargo. Do lado de fora, correligionários, eleitores e curiosos  aguardavam para cumprimentar o novo governador, que foi recebido por fogos e aplausos. Já no salão nobre da Pinacoteca, secretários, prefeitos do interior, convidados, autoridades políticas e militares, além de auxiliares do Governo Rosalba, acompanharam a solenidade.

A cerimônia ocorreu de forma breve. Após a leitura do termo de transmissão de cargo, governador e ex-governadora assinaram o documento. Apenas a ex-governadora Rosalba Ciarlini  discursou ao transferir a responsabilidade de gerir o Estado pelos próximos quatro anos e desejou sucesso ao sucessor e ex-integrante de sua equipe de Governo. Faria saudou a população, na sacada do Palácio da Cultura e se deteve por um longo tempo no interior do prédio recebendo cumprimentos de apoiadores.

Governador Robinson Faria assina o termo de posse, ao lado de Rosalba Ciarlini. (Foto: Junior Santos)

Governador Robinson Faria assina o termo de posse, ao lado de Rosalba Ciarlini. (Foto: Junior Santos)

Clique aqui para ver a publicação original

Em entrevista concedida antes da solenidade, Rosalba garantiu que deixará a legenda. “Deixo hoje não só o Governo, mas também o Democratas. Não o fiz antes por uma questão de ética e também em obediência à Legislação”, disse a ex-governadora.

A atitude não surpreende, após o desgaste sobretudo na  reta final do mandato com os dirigentes do partido. Após distanciamento do senador José Agripino, presidente do Democratas, Rosalba tentou, sem êxito, disputar a reeleição. A executiva do partido decidiu não permitir a candidatura de Rosalba à reeleição em 2014, que amargou alguns dos piores índices de aprovação do Estado. Apesar disso, a governadora permaneceu no partido até o cumprimento do mandato.

Rosalba negou haver articulação para migrar para outras legendas. E disse que, nesta terça-feira (2) se apresentará à Sesap, onde é servidora pública lotada, para pedir férias, após oito anos de mandatos – quatro no Senado Federal e quatro no Executivo Potiguar. Sem mandatos ou cargos, os próximos dias serão dedicados “à reflexão, à família e ao descanso”, afirmou a governadora.

Clique aqui para ver a publicação original

Robinson assegura apoio a empresários e investidores 

Novo Jornal

ATIVIDADE EMPRESARIAL

A atividade empresarial, numa terra pobre, precisa de apoios e incentivos. O governo estará atento às suas legítimas reivindicações no campo do exercício da vida produtiva e comercial, para que todos colham os frutos dessa convivência.

INTERIOR DO RN

Darei especial atenção ao estado de penúria em que vive o interior do Estado. Nas suas diversas regiões, com vocações diferentes e problemas assemelhados. Urge convocar interessados e estudiosos para elaborar e executar um programa eficiente e duradouro de recuperação na vida no campo.

INVESTIDORES

Não há desenvolvimento nem progresso econômico sem o fortalecimento das cadeias produtivas. Apoiar os investidores, garantir segurança jurídica aos investimentos realizados no estado. Promover e ampliar a geração de empregos, criando oportunidades concretas de trabalho para os potiguares. Permitir que eles possam ter um futuro digno para suas famílias. Empresários e investidores terão no governador, um parceiro permanente na busca por um estado economicamente mais forte e socialmente mais justo.

Clique aqui para ver a publicação original

Robinson afirma que ação emergencial na segurança começa hoje

O governador Robinson Faria subiu hoje (2), pela primeira vez, a rampa da Governadoria para o primeiro dia de trabalho. O novo gestor afirmou que a ação emergencial na área da segurança já começa hoje, com a atuação específica em locais considerados mais perigosos da cidade. O foco será o combate aos assaltos a comerciantes.

“É uma ação emergencial com metodologia. Vamos fazer um trabalho integrado. Estive, durante a campanha, visitando todos os bairros de Natal e o que está sendo feito hoje é uma ação com base nas áreas mais graves”, disse o governador.

Para contribuir nas ações de segurança, a nova secretária de Defesa Social, Kalina Leite, disse que vai pedir sensibilidade aos Poderes para devolverem os policiais militares e civis cedidos. “Queremos buscar o maior número de policiais que estejam cedidos nos Poderes, vamos pedir a colaboração deles (dos chefes dos Poderes)”, destacou, afirmando ainda que quer resgatar “o sentimento de tranquilidade, da paz social no Estado”.

A secretária estadual de Segurança confirmou que será feito um novo estatuto da Polícia Militar. “Na verdade, é um pleito antigo da Polícia Militar, vem sendo estudado há algum tempo. Realmente, há muita coisa arcaica que precisa ser melhorada. A partir de agora vamos criar um grupo de trabalho para fazer um estudo não só do estatuto da Polícia Militar, mas de toda segurança”, destacou.

Clique aqui para ver a publicação original

Trabalho será desafiador, afirma a senadora eleita

A senadora eleita Fátima Bezerra (PT) disse, ao acompanhar a posse do governador Robinson Faria, que o trabalho a ser desenvolvido pelo novo governo, é “extremamente desafiador”. “O que nos move agora é a fé, a esperança e, principalmente, a disposição renovada. Não tenho dúvida de que ele vai realizar gestão pautada pela ética, seriedade, transparência e terá como eixo central a promoção do desenvolvimento econômico do nosso Estado”, comentou a deputada federal.

Carlos Eduardo confirma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado

Nominuto.com

Rompidos desde o início da campanha eleitoral, em meados de junho de 2014, o prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) sinalizou pela primeira vez uma reaproximação com o novo governador Robinson Faria (PSD). Durante a solenidade de posse nesta quinta-feira (1º), o prefeito de Natal afirmou que a Prefeitura fará parceria com o Governo do Estado.

“Os projetos da Prefeitura de Natal vão precisar do Governo, assim como os projetos do Governo do Estado precisarão da Prefeitura”, destacou.

Para Carlos Eduardo, a parceria administrativa deve acontecer durante todo a gestão municipal e estadual, em respeito a população. “A Prefeitura será parceria do Governo porque é isso que nós (como gestores) devemos a população. E sendo assim, quem deve ganhar é a população”, destaca o prefeito da capital.

Nas eleições deste ano, Carlos Eduardo apoiou o candidato Henrique Eduardo Alves (PMDB) e fez duras críticas ao novo governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria.

Clique aqui para ver a publicação original

 

 

Deixe seu comentário:

Leia também:

Debate

Somente determinados usuários podem comentar esta notícia, se deseja comentar, por favor entre em contato com o administrador

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.