Coluna do Barbosa

Carlos Alberto Barbosa é jornalista, natural de Natal (RN), formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde 1984. É ainda autor do blogdobarbosa e assina uma coluna no portal Nominuto.com​

Segregação social não faz bem a democracia

1 de abril de 2016

O episódio envolvendo uma pediatra do Rio Grande do Sul que se recusou a atender uma criança de apenas 1 ano, simplesmente porque a mãe do menino é filiada ao PT, mostra bem que o Brasil está vivendo um período muito perigoso em sua história política e social. O fato demonstra uma segregação. Essa médica deveria está envergonhada do que fez. A profissional foi denunciada pela mãe da criança, a ex-secretária estadual de Política para Mulheres Ariane Leitão.

Sou contra qualquer tipo de radicalismo, seja ele de direita ou de esquerda. O livre pensar está na nossa Constituição. É um absurdo uma médica, que se supõe tenha o mínimo de esclarecimentos, se comporte da maneira que a pediatra gaúcha se comportou.

A denúncia foi protocolada no Cremers (Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul) na segunda-feira (28). Uma sindicância estava pra ser aberta para apurar o caso e ouvir as duas partes. Se confirmar que houve falta de ética, a sindicância pode evoluir para um processo, sujeito a punições.

Caso se confirme a denúncia, só faz mostrar o ódio que está sendo destilado entre as pessoas num país que sempre conviveu harmoniosamente com os diferentes tipos de pensamento, seja ele religioso ou político. Já deixei de participar de um grupo de amigos no watsapp por isso. Ninguém respeita mais a liberdade de expressão tão duramente conquistada no Brasil depois de 21 anos de ditadura militar.

As pessoas, parecem, perderam o bom senso. E o que é bom senso? É um conceito usado na argumentação que está estritamente ligado às noções de sabedoria e de razoabilidade, e que define a capacidade média que uma pessoa possui, ou deveria possuir, de adequar regras e costumes a determinadas realidades considerando as consequências, e, assim, poder fazer bons julgamentos e escolhas.

No Brasil de hoje, completamente dividido após as eleições presidenciais, bom senso não existe mais no dicionário das pessoas, lamentavelmente. O sentimento em clara evidência hoje neste país é o ódio. As pessoas estão sendo simplesmente estigmatizadas pelo o que pensam, um fundamentalismo exacerbado e fora de controle.

O texto publicado nas redes sociais por Ariane Leitão, mãe da criança que não foi atendida pela médica pediatra mostra bem isso. Disse Ariane: “ela escreveu que estava declinando de maneira irrevogável de atender o Francisco, por eu ser petista! Justificando com ataques sua decisão! Pasmem!”.

Meu Deus aonde vamos parar?

Acesse o blogdobarbosa clicando no link http://www.blogdobarbosa.jor.br

Deixe seu comentário:

Postagens relacionadas:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.