Seminário Motores do Desenvolvimento discute Copa do mundo em Natal

16 de abril de 2012

A 13ª edição do projeto Motores do Desenvolvimento: Seminário Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 foi aberto às 9h20 desta segunda-feira (16). O evento é realizado no auditório do hotel Pestana, na Via Costeira, e terá como tema os impactos da realização do mundial de seleções em Natal.

 

Os debates fazem parte do projeto Motores do Desenvolvimento, realizado pela TRIBUNA DO NORTE, Sistema FIERN, Sistema Fecomercio/RN, UFRN e Governo do Estado, com patrocínio da Assembleia Legislativa, Sebrae/RN, Banco Itaú e Arena das Dunas. As palestras e debates do Seminário terão como foco o impacto da  Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 em Natal. Quais os benefícios? Como aproveitar o momento? Essas são algumas das perguntas a serem respondidas pelos palestrantes. Estão confirmadas várias presenças de autoridades, entre elas a governadora Rosalba Ciarlini, o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho e o deputado federal Henrique Eduardo Alves.

Amaro Sales diz que Copa deixará três legados para Natal

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales, acredita que a realização da Copa do Mundo de 2014 em Natal deixará três legados para a cidade: o da infra-estrutura urbana, o social e o de oportunidades de negócios.

Amaro Sales, Fiern, no Seminário Motores do Desenvolvimento acontece no Hotel Pestana, em Natal.

Amaro Sales, Fiern, no Seminário Motores do Desenvolvimento acontece no Hotel Pestana, em Natal.

“A Fiern está entre os otimistas em relação à Copa do Mundo. Sabemos que não há um consenso entre a população: os céticos (que acreditam apenas que haverá uma substituição de um estádio por outro) e os otimistas (que acreditam no legado que a Copa deixará em Natal). Mas acredito que o evento será bom para a cidade”.

Fecomércio espera qualificar 65 mil pessoas até 2014

O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, disse que a entidade, através do Senac, irá capacitar 65 mil pessoas para a Copa do Mundo de 2014.

Marcelo Queiroz, da Fecomercio, fala no Seminário Motores do Desenvolvimento

Marcelo Queiroz, da Fecomercio, fala no Seminário Motores do Desenvolvimento

“Através do Senac, promovemos a qualificação de muitos profissionais. Até o fim deste ano, serão 25 mil qualificados. Mas a nossa meta até 2014 capacitar 65 mil pessoas, que estarão prontas para entrar no mercado de trabalho”, falou.

Marcelo Queiroz disse ainda acreditar que a seleção brasileira conquistará o hexacampeonato mundial aqui no Brasil.

UFRN espera ser centro de treinamento de seleções durante a Copa

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é candidata a ser um centro de treinamento para as seleções que vierem a Natal durante a Copa do Mundo de 2014. Segundo a reitora da instituição, Ângela Paiva Cruz, a UFRN já elaborou e enviou um projeto para reestruturação do parque poliesportivo da universidade.

Reitora da UFRN Professora Ângela Paiva em fala no Seminário Motores do Desenvolvimento

Reitora da UFRN Professora Ângela Paiva em fala no Seminário Motores do Desenvolvimento

“O nosso parque porliesportivo é candidato a receber as seleções para adaptação e treinamento. Ele, reestruturado, é a melhor opção devido à proximidade e à segurança. Mas, para isso, é preciso um investimento de R$ 26 milhões”, falou a reitora.

Ângela Paiva lembrou que é preciso “sensibilizar a sociedade para a responsabilidade coletiva. Isso implica que cada um de nós temos responsabilidade nesse evento”.

Henrique lembra de esforço de Ricardo Teixeira por Natal

O deputado federal e presidente da TRIBUNA DO NORTE, Henrique Alves (PMDB), lembrou do esforço do ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira para transformar Natal em uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

“É muito fácil elogiar quem está por cima e criticar quem está por baixo. Hoje, todos falam mal de Ricardo Teixeira. Mas eu lembro que a Fifa queria 10 sedes para o mundial. Devido a Ricardo Teixeira, chegamos a 12. Para o Nordeste, já estavam escolhidas: Salvador, Recife e Fortaleza. Quem encaminhou a escolha de Natal foi Ricardo Teixeira”.

Henrique disse ser um dos otimistas para o evento. “Temos uma rede hoteleira excelente, o melhor ar. Temos que melhorar a segurança e o trânsito. Além disso, aeroporto de São Gonçalo será o único do país a ser erguido exclusivamente com recursos da iniciativa privada”.

Micarla diz que Natal já é vencedora por ter sido escolhida como sede

Prefeita de Natal Micarla de Souza fala em Seminário sobre Copa do Mundo na cide

Prefeita de Natal Micarla de Souza fala em Seminário sobre Copa do Mundo na cide

Em seu pronunciamento, a  prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), disse que a cidade já pode ser considerada vitoriosa pelo fato de ter sido escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. “Quem acreditava que poderíamos vencer Florianópolis ou Belém? Pois foi isso que conseguimos. Somos vitoriosos, mas vamos fazer muito mais”, falou.

“Teremos sim um legado. Tanto na área social, de infra-estrutura e até mesmo na questão tecnológica”, ressaltou.

Micarla criticou a burocracia da Caixa Econômica Federal para liberar recursos aprovados e que serão utilizados nas obras para a Copa do Mundo. “Peço ajuda de nossa bancada em Brasília para tentar agilizar a liberação dessa verba para que possamos tocar as obras”, frisou.

Diretor da Fifa no Brasil fala sobre efeitos da Copa do Mundo

O diretor do escritório da Fifa no Brasil, Fulvio Danilas, falou que a Copa do Mundo de 2014 terá efeitos a curto, a médio e a longo prazo em Natal. Na manhã desta segunda-feira (16) quando participou do seminário Motores do Desenvolvimento e proferiu a palestra “O Impacto da Copa do Mundo da Fifa”.

Seminário Motores do Desenvolvimento recebe Fulvio Danilas

Seminário Motores do Desenvolvimento recebe Fulvio Danilas

SAIBAMAIS#”O efeito a curto prazo é na economia. A médio prazo, são atingidos o turismo e reconhecimento da cidade. E a longo prazo, o efeito é na infra-estrutura. Desses, o único negativo é a curto prazo, pois é preciso um investimento alto. Mas os outros compensam, pois deixam um levado enorme para as cidades-sede”, falou.

Durante a palestra, Fulvio Danilas apresentou planilhas sobre a evolução do turismo na Alemanha e na África do sul, países que sediaram as duas últimas Copas do Mundo.

Rosalba fala sobre ações do governo para a Copa do Mundo

 

“Se nós olharmos para o legado que nosso estado haverá de herdar, após a realização da Copa, veremos que nossa realidade econômica será outra depois de 2014”, disse a Governadora Rosalba Ciarlini na abertura dos trabalhos.

Rosalba lembrou as dificuldades enfrentadas ao assumir o Governo. “Todos se lembram, a Copa era dada como perdida. Realizamos uma verdadeira blitz, em várias frentes, e conseguimos manter acesa a chama da Copa”.

A Governadora destacou as inúmeras obras de infraestrutura e de mobilidade urbana que serão executadas em função do evento de porte mundial. “Preciso lembrar que a construção civil está entre os setores da economia que respondem com maior rapidez aos impulsos de crescimento, gerando empregos em alta escala. A construção da nova Arena das Dunas, as intervenções no cenário urbano, as obras do aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante e a ampliação do porto de Natal, entre outras, serão fatores de intensa geração de renda”, disse.

Rosalba citou também a obra de revitalização da Avenida Eng. Roberto Freire, dos benefícios que virão para o turismo, “vocação natural da nossa terra e uma das maiores fontes de geração de emprego e renda de nossa economia”, o novo aeroporto e o terminal marítimo de passageiros, no Porto de Natal, “equipamentos que irão permitir grande evolução na capacidade receptiva de nossa infraestrutura turística”.

“Maiores conquistas da Copa serão oportunidades de emprego e renda para o nosso povo”, diz Ricardo Motta

“A Assembleia Legislativa se sente bastante à vontade para falar sobre o mundial de futebol. Aprovamos todas as condições para viabilizar os financiamentos necessários ao Governo do Estado e também o Fundo Garantidor para a construção do Estádio Arenas das Dunas. Mas as maiores conquistas decorrentes da realização da Copa do Mundo 2014 em Natal serão as oportunidades de emprego e de renda para o nosso povo”, disse o presidente Ricardo Motta, na abertura do evento.

Ricardo Motta citou as ações que estão sendo executadas na Casa e que vão além da sua função constitucional de legislar, tendo em vista a realização do evento mundial em Natal. Entre eles o projeto “Assembleia na Copa”, recém lançado, que está oferecendo cursos de inglês a profissionais da cadeia de turismo, como taxistas, bugueiros e garçons. Os cursos estão sendo oferecidos na sede do Instituto do Legislativo Potiguar e em mais quatro bairros de Natal. Posteriormente também será oferecido o curso espanhol.

O presidente destacou que, além da função constitucional de legislar e fiscalizar, o legislativo estadual vem se firmando como o centro de debates dos temas mais relevantes para a população norte-rio-grandense e realizando projetos com grande aceitação na área de cidadania, cultura e prestação de serviços.

 

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.