Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Setor de água mineral do RN não aceita aumento de imposto e propõe alternativas

1 de setembro de 2014

Notícia publicada no portal No Ar:

O setor produtivo de água mineral poderá passar a utilizar um selo fiscal no lacre dos vasilhames. A medida, juntamente com a possibilidade de redução de impostos para o produto foram debatidas em reunião entre a governadora Rosalba Ciarlini e representantes do Sindicato das Indústrias de Bebidas e Águas Minerais do RN (Sincramirn), na sexta-feira (29).

O presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas e Águas Minerais do RN (Sincramirn), Djalma Barbosa Júnior, contou que durante a reunião houve a negociação do imposto substituto aplicado sobre o produto.

“Queriam ampliar o reajuste, mas não aceitamos”, afirmou.

De acordo com Djalma, durante o encontro o sindicato pleiteou a inclusão da água mineral na cesta básica e a implantação do selo fiscal. Este selo – similar aos utilizados em uísque e vinho – seria uma maneira de combater a sonegação, além de garantir a procedência da água produzida e comercializada no estado.

Djalma Barbosa Júnior contou que durante reunião com o governo do estado houve a negociação do imposto substituto aplicado sobre o produto. (Foto: Wellington Rocha)

Djalma Barbosa Júnior contou que durante reunião com o governo do estado houve a negociação do imposto substituto aplicado sobre o produto. (Foto: Wellington Rocha)

Uma nova reunião será marcada após o sindicato elaborar um documento com o detalhamento dos impostos. Em seguida, a planilha será analisada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Secretaria Estadual de Tributação (SET). Ainda não há previsão de data para que as possíveis modificações entrem em vigor.

Clique aqui para ver a publicação original

Governo do RN fará estudo para avaliar redução de imposto da água mineral

Saiu no portal Nominuto.com:

Em audiência realizada na tarde de ontem (29), a Governadora Rosalba Ciarlini recebeu o presidente da Federação da Indústria do Rio Grande do Norte, Amaro Sales, e Djalma Barbosa, representante do Sindicato das Indústrias de Bebidas e Águas Minerais do RN (Sincramirn), para deliberar sobre a possibilidade de redução da alíquota incidente sobre o produto. A reunião teve a participação também do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato e Valmir Marques, diretor de estratégia de articulação da Sedec.

Uma nova reunião será marcada após o Sincramirn elaborar um documento com o detalhamento dos impostos, já registrado em outros estados brasileiros. Em seguida, a planilha será analisada pela Sedec e pela Secretaria de Estado da Tributação.

Foto: portalneuronio.ne10.uol.com.br

Foto: portalneuronio.ne10.uol.com.br

Ontem, em visita ao Distrito Industrial de Macaíba, a Governadora visitou algumas companhias beneficiadas pelo Proadi, o principal programa de incentivo fiscal do Governo do RN, como é o caso da Pipoca Bokus, que recebe 75% de abatimento no ICMS. O incentivo significou a consequente instalação da filial no RN, que também é beneficiada pelo Pró-Gás.

Além disso, os investimentos para fomentar o crescimento das indústrias ganharam mais um reforço como o início do esgotamento sanitário de Macaíba. A obra, iniciada há uma semana pela Caern, terá investimentos de R$ 2,1 milhões e beneficiará 21 empresas do Distrito, um benefício esperado há 18 anos pelos empresários.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.