Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Trânsito de Natal sofrerá mudanças para melhorar tráfego

8 de abril de 2013

Notícia publicada no caderno Cidades do portal No Ar:

Nos próximos meses o trânsito de Natal irá passar por sérias mudanças. Quem garante é a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Com as principais vias da capital saturadas e nos horários de pico congestionamentos ainda maiores travando o trânsito. A Semob prepara um estudo para solucionar estes problemas que vão desde a situação das ruas à instalação de semáforos na cidade.

Aumento de veículos na cidade tem complicado trânsito na capital (Foto: Alberto Leandro)

Aumento de veículos na cidade tem complicado trânsito na capital (Foto: Alberto Leandro)

Segundo o secretário adjunto de Trânsito, Walter Pedro, a primeira parte do estudo irá aumentar o número de semáforos de 197 para 236 e as rotatórias que dobrarão de 37 para 74. Outra novidade será a instalação de uma nova tecnologia nos semáforos para monitorar os carros online, pois o sistema manual não dá mais conta. As mudanças acontecerão nas principais vias de acesso a Natal: BR 101, especificamente na entrada da cidade, na Avenida Hermes da Fonseca com Alexandrino de Alencar e também com a BR 101. O acesso à zona Norte pela ponte Costa e Silva (também conhecida como ponte de Igapó) e a rotatória do estádio Arena das Dunas, além das vias secundárias, onde serão avaliados o custo-benefício e a liberação do tráfego.

“Hoje temos que avaliar a relação de custo-benefício de cada retorno nas grandes vias da cidade, pois antes de fechar algum retorno é necessário que se avalie o impacto que este tem no trânsito, seja benéfico ou não. Vamos usar como exemplo o retorno da Prudente de Morais próximo à Avenida Amintas Barros. Percebemos que quando se liberava para um condutor fazer o retorno congestiona a Prudente de Morais e quando não se libera, sobrecarrega a Prudente no sentido Centro-Cidade Satélite e a Amintas Barros ao mesmo tempo, por isso aquele retorno foi fechado, para desafogar a área”, explica.

A questão das rotatórias é mais complicada, segundo Walter Pedro, porque o critério é o ordenamento do trânsito onde  na via passam 200 carros por hora, além do número de pedestres que deverá ser baixo. “Desta forma pode se colocar um mini rotatória, que é o tipo mais comum utilizado em Natal. Porém, se  for superior aos 200 e o número de pedestres for alto temos que procurar outra solução”, comenta.

Em relação aos semáforos, são nove pontos avaliados. Em caso de seis pontos aprovados, o item será instalado. E a prioridade é do número de acidentes acima de cinco por ano, e um número acima de 200 carros por hora. Já a sinalização já está em fase de licitação, onde a Prefeitura irá trocar toda a sinalização vertical e horizontal da cidade.

Outro grande problema é relacionado aos motoristas, que a cada dia estão mais desrespeitosos com as normas de trânsito. Nas grandes vias, estes ficam mais intimidados pelo fato da fiscalização ser maior. Contudo, nas vias secundárias não existe o mesmo medo e a sinalização visual não surte efeito algum sobre eles.

“Precisamos que os motoristas sejam mais respeitosos com as normas, pois hoje vemos em vias menores mais infrações, pois a fiscalização é menor. Já nas grandes Avenidas e ruas estes ficam amedrontados pela fiscalização, ou até por outros motoristas que chamam a atenção em caso de uma atitude prejudicial a ele”, explica Walter Pedro.

Clique aqui para ver publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.