Vandalismo prejudica revitalização da orla de Ponta Negra

10 de fevereiro de 2015
Comentaristas:

Os banheiros públicos e quiosques recentemente inaugurados pela Prefeitura do Natal estão sendo alvos constantes de atos de vandalismo. Os equipamentos integram o projeto de revitalização da orla urbana das praias da cidade. A maior incidência de casos começou há duas semanas, quando registros d’água foram roubados e as pias dos banheiros foram quebradas.

Ocorrências semelhantes acontecem desde o início das obras de reurbanização da orla, em 2014. A agressão contra o patrimônio público motivou a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), responsável pela fiscalização e execução do projeto, a tomar medidas como a instalação de sensores, cercas de arame farpado e vigilância temporária.

Banheiro público recém inaugurado é alvo de pichação em Ponta Negra. (Foto: O Jornal  de Hoje)

Banheiro público recém inaugurado é alvo de pichação em Ponta Negra. (Foto: O Jornal de Hoje)

Agora, com os banheiros e quiosques já entregues e em pleno funcionamento, o vandalismo continua. Conforme a Semsur, o projeto inicial de reurbanização da orla já previa recursos para segurança e monitoramento, mas, ainda não foi executado por que nem todas as estruturas do projeto foram entregues como, por exemplo, o parque infantil. A secretaria também trabalha vistoriando as instalações e realizando a  limpeza e manutenção nos três turnos.

Para tentar evitar as ações criminosas, a Prefeitura reduziu o horário de funcionamento das estruturas e viabilizou a terceirização da segurança, através de empresas particulares, principalmente, para o período noturno.

A Polícia Militar, através da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), tem feito o trabalho ostensivo nas orlas, cuidando da segurança pública. No caso do patrimônio público, a responsabilidade é da Guarda Municipal, que não tem conseguido prestar os serviços em sua totalidade, por causa do baixo efetivo de agentes.

Deixe seu comentário:

Leia também:

Debate

Somente determinados usuários podem comentar esta notícia, se deseja comentar, por favor entre em contato com o administrador

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.