Notícia publicada no portal G1 RN:
O verão começa oficialmente hoje, às 9h11, no horário de Brasília, e a promessa é de temperaturas acima da média e radiações ultravioletas, que medem os efeitos do sol na pele humana, extremas para toda a região Nordeste. Na faixa de horário das 12h às 16h30, a previsão é que o Rio Grande do Norte sofra com a radiação UV muito alta, atingindo índices acima de 8. Porém, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre 13h e 15h30, a previsão é que esse índice atinja níveis extremamente altos, entre 11 e 13.
Segundo a Climatempo, a expectativa é que as frentes frias, ao chegarem ao Brasil, sejam logo desviadas para o alto-mar, fazendo diminuir a ocorrência de chuvas e elevando as temperaturas, o que serve de alerta: os cuidados com a pele e a alimentação deverão ser redobrados. O primeiro cuidado diz respeito ao horário de exposição ao sol. Gerson Sand, professor, prefere levar os filhos a praia nas primeiras horas da manhã.
Na bolsa, protetor solar e água, para manter as duas crianças, de 6 e 12 anos, hidratadas e protegidas. E ele faz o certo. Em Natal, a previsão para os próximos três meses é de sol forte, poucas chuvas e temperatura acima dos 30º, de acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).
“Também sempre fico de olho nas crianças. Escolho locais mais seguros, onde não há risco de afogamento”, contou. A família, vinda de Brasília, deve ficar em Natal até o início de janeiro, período em que as praias ganham mais visitantes e o risco de perder as crianças de vista também aumenta. “Minha maior preocupação, no entanto, é manter meus filhos longe das doenças causada pelo sol”, disse George Sand.
O dermatologista Leonardo Ribeiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é enfático quando o assunto é se proteger dos raios solares. Para ele, não é possível negociar a saúde da pele. Câncer e envelhecimento precoce são os principais males a serem combatidos, e o aliado mais indicado para vencer essa guerra é o protetor solar. “A população deve ficar atenta não só ao fator, mas a freqüência da aplicação, e também se o produto protege dos raios UVA”, explicou o médico. Para peles muito brancas, o ideal é usar protetores com Fator de Proteção Solar (FPS) 50. Para peles brancas, 30. Já para as peles morenas e negras, o indicado é protetores com FPS 15 e 8, respectivamente.
Além disso, é preciso também ficar atento à hidratação. É nessa época que o corpo elimina mais suor, com o objetivo de manter a temperatura adequada. O corpo, perde, então, água e sais minerais imprescindíveis para o funcionamento do organismo. “A orientação é beber água sempre. Vestir roupas leves também ajuda”, orientou.
Recém-chegadas de Campinas, em São Paulo, as turistas Gisélia Maia e Nilza Maia, mãe e filha, não se preocupam com a proteção. “Assim que chegamos na Praia do Meio, procuramos uma guarda-sol. Também não dispensamos chapéus e óculos escuros”, contou Nilza Maia. Esssas são medidas valiosas que ajudam a evitar as temidas insolações.
Evite alimentos expostos ao sol
Eva Maria, professora, procura evitar o consumo de comidas preparadas em estabelecimentos pouco confiáveis. “Não compro nada na praia, a não ser água-de-coco, e mesmo para isso é preciso ter critério”, contou.
O calor é um grande inimigo dos alimentos no verão. A alta temperatura faz com que eles estraguem com mais facilidade. Por isso, é importante saber onde, como e quando foram preparados, e se estão sendo conservados de forma adequada.
“Se ficarem expostos ao sol, alimentos como camarão, salsichão, churrasquinho, carne de sol, pastel de forno e empadinha não devem ser consumidos”, alerta a nutricionista Luciana Veruska. De acordo com ela, alimento prontos devem ser refrigerados e, principalmente, consumidos em curtos espaços de tempo.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.