Violência urbana na cidade do sol

22 de janeiro de 2015
Comentaristas:

O combate à violência é, sem dúvidas, um dos principais desafios enfrentados pelos gestores públicos. As estatísticas oficiais da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) apontam que, entre os dias 1º e 21 deste mês, já ocorreram 106 homicídios em Natal e no interior, cinco mortes a mais em comparação ao mesmo período de janeiro de 2014. A ocorrência é de um homicídio a cada cinco horas no Rio Grande do Norte.

Em 2014, a média diária de homicídios foi de 4,25 casos, enquanto este ano já está sendo de 5,04, segundo informou o coordenador de Informática e Estatística da Sesed, Ivenio Hermes Júnior.

Foto: caririligado.com.br

Foto: caririligado.com.br

O delegado de Homicídios, Frank Albuquerque, declarou na edição de domingo (18) da TRIBUNA DO NORTE, que o policiamento ostensivo nas ruas não inibe ou contribui para a queda do número de homicídios “porque não se pode ter um policial de porta em porta das casas”.  A saída para diminuição da violência e da criminalidade no estado e no país seria, segundo o delegado, o aumento das penalidades para os acusados de assassinatos e outros crimes.

No Brasil, um acusado de assassinato cumpre em média 14 anos de prisão mas, ao cumprir um sexto da pena, é beneficiado com a progressão de regime para liberdade condicional.

Em maio do ano passado, o Mapa da Violência elaborado pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso) mostrou que o RN foi o estado brasileiro onde mais cresceu o número de homicídios num  período de dez anos, chegando a 272% entre 2002 e 2012.

Segundo a pesquisa, no mesmo período, a variação na  taxa de homicídios por cada grupo de  100 mil habitantes também foi a maior do país – 229,1%. De acordo com o Mapa da Violência – 2014, o número de homicídios no Rio Grande do Norte passou de 301 assassinatos em 2002 para 1.121 no ano de 2012.

 

Deixe seu comentário:

Leia também:

Debate

Somente determinados usuários podem comentar esta notícia, se deseja comentar, por favor entre em contato com o administrador

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.