VLTs vão substituir os trens convencionais até o fim do ano na Grande Natal

30 de setembro de 2014

Saiu no portal No Ar:

Até o final deste ano, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) pretende substituir por completo as locomotivas convencionais pelos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) que circulam pela região metropolitana de Natal. Até meados de 2016, a Grande Natal contará com 12 desses veículos, cujas estações estão previstas para serem construídas mais próximas das principais vias públicas da cidade.

Segundo o superintendente da CBTU em Natal, João Maria Cavalcante, a partir do próximo dia 6, a empresa Bom Sinal, responsável pela implantação do VLT na capital potiguar, passará a fazer testes de aceleração, frenagem, carga e velocidade. Isso deve durar por mais 15 dias, quando finalmente o equipamento será liberado para uso pela população na linha que liga Natal a Parnamirim. Em meados de novembro, uma outra máquina chegará à cidade, passará pelo mesmo período de testes e será colocada em operação.

O objetivo, conforme João Maria, é que até o final do ano as duas linhas (Natal/Parnamirim e Natal/Ceará-Mirim) passem a ser completamente operadas pelos VLTs. Tratam-se de veículos mais rápidos, confortáveis, com ar-condicionado, com acessibilidade para cadeirantes e menos poluentes, por utilizarem biodiesel. Apesar da modernização, não há expectativas de que a passagem, que atualmente custa 50 centavos, sofra qualquer reajuste.

Em média, cada VLT terá a capacidade de transportar 600 passageiros. A princípio, eles permanecerão atendo aos horários existentes nas linhas de trem convencional. Contudo, com a chegada de outros 10 desses veículos, a expectativa é de que o usuário possa contar com um trem na estação a cada 20 minutos. “Nesse caso, teremos pontos em que haverá a duplicação da linha, para que os veículos possam passar paralelamente, sem atrapalhar qualquer viagem”, diz o superintendente da CBTU em Natal.

VLT está em fase de testes antes de passar a operar a linha Natal/Parnamirim (Foto: Alberto Leandro)

VLT está em fase de testes antes de passar a operar a linha Natal/Parnamirim (Foto: Alberto Leandro)

João Maria explica ainda que o projeto de modernização das linhas férreas da Grande Natal ainda conta com a demolição de 19 das atuais estações (deixando apenas as da Ribeira, Extremoz e Pitimbu) e da construção de 30 novas. “Vamos deslocar muitas das estações existentes e criar novas para que a linha fique mais próxima dos corredores de veículos. As estações, hoje em dia, estão muito escondidas e queremos que elas fiquem mais próximas à população”, afirma.

Os 54 quilômetros existentes de linha férrea na região metropolitana de Natal também serão substituídos por trilhos mais modernos. Todo o investimento para a modernização do sistema de trens de Natal está orçado em cerca de R$ 311 milhões em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos e Mobilidade Urbana. A previsão é de que tudo isso ocorra até meados de 2016.

A CBTU ainda tem projetos para ampliar as linhas férreas, criando trechos que a estação da Ribeira ao Campus Universitário e alguns bairros centrais de Natal. Além disso, a previsão de linhas que liguem Parnamirim ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, passando pelo município de Macaíba. Também está sendo planejada uma linha que segue da capital potiguar à Nísia Floresta. “Mas, para isso, ainda estamos buscando recursos”, pondera João Maria.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.