Voos Natal-Alemanha deverão aumentar volume de exportações no RN

8 de junho de 2015
Comentaristas:

No início da tarde do último domingo (7), um avião cargueiro da empresa alemã Lufthansa Cargo, decolou do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, na Região da Grande Natal, abastecido com 70 toneladas de mamão tipo papaya e formosa, com destino a Frankfurt, na Alemanha. Esta foi  a primeira operação de exportação de frutas do Brasil para a Europa a partir do aeroporto situado em São Gonçalo do Amarante.

As frutas, colhidas em fazendas do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, deverão abastecer supermercados de até 300 cidades europeias e, possivelmente, outros 100 países ao redor do mundo. A Lufthansa embarcou pela primeira vez em solo potiguar, de um total de sete voos-teste, determinados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Como é de costume no meio aeronáutico, o avião foi batizado com jatos d’água ao aterrissar pela primeira vez no terminal aeroviário do RN.

Aeronave tem capacidade para até 88 toneladas e passará a vir ao RN todo domingo (Foto: Ney Douglas)

Aeronave tem capacidade para até 88 toneladas e passará a vir ao RN todo domingo (Foto: Ney Douglas)

Até o fim do mês de junho, a expectativa é de que sejam exportadas mais de 250 toneladas da fruta para o continente europeu. O valor equivale ao dobro que é exportado mensalmente no Porto de Natal.  A expectativa da empresa alemã é que no futuro o leque de frutas exportadas contemple também abacaxi, uva e melão. No entanto, já existe a possibilidade de incluir a linha do cargueiro numa rota regular. Atualmente, o terminal de São Gonçalo do Amarante despacha frutas somente para os Estados Unidos.

Segundo informações divulgadas pelo jornal Tribuna do Norte, o custo da operação de logística que inclui o Aeroporto Internacional Aluízio Alves na rota da companhia alemã se aproxima dos 400 mil euros por voo.

Deixe seu comentário:

Leia também:

Debate

Somente determinados usuários podem comentar esta notícia, se deseja comentar, por favor entre em contato com o administrador

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.