Aeroporto de São Gonçalo do Amarante entra em operação dia 22 de maio
23 de abril de 2014
Confira notícia do portal Nominuto.com
O aeroporto de São Gonçalo do Amarante, começa a operar dentro de um mês, no próximo dia 22 de maio. A decisão foi tomada ontem em conjunto pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), companhias aéreas e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Convicto de que a mudança acontecerá com sucesso e sem transtornos, o ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco, declarou aos participantes da reunião que sua preocupação é com os passageiros.
“Temos que agir como bom vendedor e procurar o cliente, e não ser procurado por ele. Ou seja, precisamos que a informação seja muito clara e que atinja a todos os usuários, para garantir o bem-estar do passageiro”, frisou o ministro. A Inframérica, operadora do aeroporto, informou que fará uma campanha de divulgação sobre as mudanças.
A partir desta quarta-feira (23) os espaços físicos, instalações de água e esgoto e cabeamento de tecnologia da informação (TI) e energia elétrica estarão aptos a receber as estruturas das empresas aéreas. Já no dia 30 de abril, os sistemas de TI e comunicação serão disponibilizados para a mudança. De acordo com as empresas que participaram da reunião – TAP, GOL, TAM, Avianca e Azul -, entre 1º e 15 de maio serão realizadas as instalações dos sistemas e equipamentos, além de testes no terminal de passageiros.

A partir de hoje os espaços físicos, instalações de água e esgoto e cabeamento de TI e energia elétrica estarão aptos a receber as estruturas das empresas aéreas. (Foto: Isaias Carlos)
Por fim, no dia 19 de maio, a Anac concluirá o processo de homologação do novo aeroporto potiguar, o que significa que as companhias já poderão operar no local. E, no dia 22, as empresas terminam a transferência e o aeródromo começa de fato a funcionar.
O aeroporto
O Aeroporto Internacional do Rio Grande do Norte/São Gonçalo do Amarante – Governador Aluísio Alves foi o primeiro aeródromo brasileiro a ser concedido pelo governo federal à iniciativa privada, ainda em 2011, quando o Consórcio Inframérica o arrematou em leilão. A previsão, de acordo com a administradora, é que o novo terminal tenha a capacidade para atender 6,2 milhões de passageiros.
O antigo aeroporto do estado, Aeroporto Internacional Augusto Severo, é uma base militar que serviu à aviação geral. Após o início das operações no novo aeródromo potiguar, ele deve permanecer apenas para aviação militar.
Clique aqui para ver a publicação original
Voos comerciais na Copa devem ficar em S. Gonçalo
O Aeroporto Governador Aluízio Alves tem nova data para começar a operar, mas continuará sendo o aeroporto oficial do Rio Grande do Norte na Copa do Mundo, afirmam a Secretaria de Aviação Civil (SAC) e o consórcio Inframérica. “O aeroporto estará operando para a Copa do Mundo. Importante deixar claro que sempre houve um prazo no cronograma para acomodar estas questões finais da mudança”, informou o consórcio, em nota.

Terminal de passageiros do novo aeroporto: Mais de 200 voos extras são esperados durante a Copa. (Foto: Adriano Abreu)
O novo aeroporto deverá ficar responsável pelos voos comerciais do Rio Grande do Norte, durante a Copa, o que inclui 274 novos voos para Natal liberados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para o período. O Augusto Severo, por sua vez, poderá receber voos executivos. Conforme explicou o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, em visita ao RN em março, está descartada a possibilidade de que o Augusto Severo receba voos comerciais na Copa. Quanto à forma como será usado após o evento, ainda não havia definição. Entre outras possibilidades, foram cogitadas a destinação do Augusto Severo para a aviação militar ou, ainda, transformar a área em centro de convenções ou shopping.
Em fevereiro, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informou à TRIBUNA DO NORTE que o prazo originalmente previsto para a transferência do aeroporto Augusto Severo para o novo aeroporto era curto. Em março, o comandante Carlos Junqueira, diretor de segurança operacional da GOL, adiantou que seria necessário mais tempo e afirmou que a data de início de operação deveria passar de 10 de maio.
Obras
Embora o consórcio Inframérica considere a obra concluída, máquinas ainda trabalhavam no local e acabamentos estavam em curso na última quinta-feira (17), quando a reportagem da TRIBUNA DO NORTE esteve no local em visita acompanhada por funcionários do consórcio.
Na quinta-feira, o pórtico de entrada do aeroporto recebia ajustes. O telhado curvo do viaduto de embarque, no segundo piso, estava incompleto, faltando instalar quebra-sóis, que estavam empilhados no andar de cima. Alguns fios elétricos estavam aparentes. Ainda assim, de maneira geral, o equipamento tomou forma de aeroporto, com escadas rolantes já instaladas, balcões de check-in implantados e o sistema de bagagens completo.
Já sinalizada, a pista esteve entre as partes inspecionadas pela Anac de 14 a 16 de abril. A inspeção teve por objetivo a homologação do “lado ar” do aeroporto, que inclui também o pátio. Conforme a Anac, falta ainda o “lado terra”, que envolve o terminal de passageiros tanto na área de check-in como nas áreas restritas. A data dessa inspeção não foi divulgada.
Procurada ontem, após a reunião na SAC, a Abear preferiu não comentar a mudança no cronograma de início de operação, e apenas reiterou os dados contidos na nota da SAC. O Governo do Estado informou através de sua assessoria que a governadora Rosalba Ciarlini cumpria ontem agenda no interior do estado e que por isso não tinha qualquer informação oficial sobre o assunto.
Clique aqui para ver a publicação original
Deixe seu comentário: