Notícia publicada no portal No Ar:
O Rio Grande do Norte garantiu cerca de R$ 15 milhões em investimentos para a energia eólica, após o bom desempenho no 18º Leilão de Energia Nova (LEN) A-5 realizado nesta sexta-feira (13), em que 25 novos parques eólicos foram arrematados por investimentos de R$ 2,5 milhões.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho até 2018 o Estado contará com cerca de 130 parques eólicos em operação. “O Governo do Estado analisa o resultado como bastante positivo para o setor, uma vez que dos 2.337,8 MW comercializados, o RN ficou com 684,7 MW alcançando o segundo lugar, tanto na quantidade de parques como na energia comercializada. O Rio Grande do Norte é líder quando contabilizados os leilões disputados pelo segmento eólico no Brasil”, disse o secretário.
Ainda segundo o Governo do Estado a parceria com a Fiern, Abeeólica e bancada federal garantiram a confiança dos empresários no RN, incluindo a garantia de leilão para linhas de transmissão previsto para o primeiro semestre de 2014.
“Em audiência com o Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, com o deputado federal Henrique Alves, Abeeólica, FIERN e investidores privados, onde na ocasião o ministro ratificou o compromisso de realizar – no primeiro semestre de 2014 – o leilão de vários lotes de transmissão de energia, na sua grande maioria na tensão de 500 kV, mudando radicalmente o perfil de transmissão de energia do RN”, diz o secretário.
A expectativa é que o leilão aconteça até o primeiro trimestre do próximo ano. “No momento em que os lotes forem licitados haverá a mudança da lógica dos leilões praticados até pouco tempo atrás, que consistia em pensar na transmissão somente depois da realização dos leilões de geração, ocasionando assim todos os percalços que contribuíram na redução da competitividade dos parques eólicos do nosso estado no último leilão A-3”, diz o Governo.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.