RN se aproxima da marca histórica dos 3GW de potência eólica instalada

15 de agosto de 2016

Marca histórica deve ser alcançada nas próximas semanas, com a entrada em funcionamento de cinco novos parques eólicos, dois deles na região do Mato Grande.

Atualmente, das 106 usinas em funcionamento em todo o RN, 63 estão localizadas no Mato Grande. A região concentra 60% de todos os parques eólicos  do Rio Grande do Norte.  A área engloba os municípios de João Câmara, Parazinho, São Miguel do Gostoso, Jandaíra, Pedra Grande e Rio do Fogo.

Segundo dados do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), dos 2,9 GW de potência instalada no RN, cerca de 1,63 GW (56%) estão concentrados no Mato Grande.

Para o Diretor Setorial de Engenharia e Infraestrutura Elétrica do CERNE, Milton Pinto, os números destacam a relevância da região como pólo da indústria dos ventos no Brasil. “A potência eólica total dos municípios inseridos no Mato Grande supera o de estados brasileiros inteiros como o Rio Grande do Sul e Ceará, situados na terceira e quarta posição no ranking nacional, respectivamente”, afirma.

PARAZINHO E JOÃO CÂMARA – OS CAMPEÕES
O RN ultrapassou a barreira de 1500 turbinas eólicas em funcionamento no último dia 26 de julho. Desse total de turbinas, 645 estão instaladas nos municípios de Parazinho e João Câmara, que respondem sozinhos por 1,25 GW da geração eólica. O recorde foi anunciado pelo CERNE por meio de um levantamento elaborado pela equipe de analistas do setor.

parazinhoeolica

CONQUISTA DOS 3GW
Até o mês de Setembro, o RN deve alcançar a marca histórica dos 3GW de potência eólica instalada. Fomos ao Diretor de Engenharia e Infraestrutura Elétrica do CERNE, Milton Pinto, saber mais detalhes sobre essa vitória do setor.  Confira abaixo as respostas:

CERNE: Quantos parques eólicos faltam para atingirmos os 3 GW?

Milton Pinto: Provavelmente 5 parques: Vila Pará I, Vila Pará II, Vila Amazonas, Ventos de São Benedito e Ventos de São Domingos.

CERNE: Quantos parques eólicos estão atualmente  operando em testes no RN e qual a potência instalada total deles?

MP: Temos 5 parques eólicos operando na fase de testes, somando juntos mais de 100 MW em potência instalada.

CERNE: Onde estes parques estão instalados?

MP: Eles estão distribuídos nos municípios de São Miguel do Gostoso e Serra do Mel.

CERNE: Quais são as empresas proprietárias destes 5 parques eólicos?

MP: Voltalia (Vila Pará I, Vila Pará II e Vila Amazonas V) em Serra do Mel e CPFL Renováveis (Ventos de São Benedito e Ventos de São Domingos) em São Miguel do Gostoso.

CERNE: É possível que o RN alcance os 3 GW antes do Brasil alcançar os 10 GW e qual a data provável?

MP: Sim, provavelmente em Setembro ou com otimismo ainda em agosto de 2016.

Fonte: CERNE Press

Deixe seu comentário:

Debate

Somente determinados usuários podem comentar esta notícia, se deseja comentar, por favor entre em contato com o administrador

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.