Aumento das vendas em Natal supera média do país

16 de maio de 2012

As vendas no varejo para o Dia das Mães em Natal ficaram um pouco aquém da previsão inicial do setor, de 9%. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), o incremento nas vendas foi de 8,5%, em relação ao ano anterior. Contudo, o desempenho é maior que a média nacional. Dados divulgados por três pesquisas de entidades que acompanham as vendas do comércio varejista,  mostram que a alta nas vendas, nacionalmente, ficou entre 4% e 7,3% neste ano.

O superintendente da CDL Natal Adelmo Freire atribuiu o bom desempenho local, em comparação aos dados nacionais, ao aquecimento do mercado com a  primeira data “forte” do ano e a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente nos produtos da chamada linha branca, os eletrodomésticos.  O Dia das Mães é considerado a segunda melhor data do varejo, depois do Natal. Nacionalmente, o maior aumento divulgado até agora, de 7,3%, foi apontado pelo Indicador Serasa Experian de Atividade de Comércio. O crescimento foi menor do que o registrado no ano passado, quando as vendas subiram 12,4% na comparação com 2010.

O superintendente da CDL, Adelmo Freire, teme que os efeitos da estiagem possam afetar o comércio, em breve. Do contrário, explica ele, “a média de crescimento deve se manter, nas próximas datas comemorativas como Namorados e festas juninas”, prevê.

A CDL Natal não havia, até a tarde de ontem, consolidado os dados acerca da participação por segmento de produto nas vendas, mas antecipou que itens de vestuário feminino, calçados e assessórios, perfumaria, seguidos dos produtos da linha branca devem apresentar a maior saída entre os presentes escolhidos.

A linha branca foi responsável por alavancar o desempenho no Norte Shopping. Com cinco grandes lojas do segmento, o shopping foi o que apresentou melhor incremento nas vendas deste ano em relação ao ano anterior, 12%, entre os que divulgaram o balanço. O fluxo de pessoas no mesmo período cresceu 5%. “O crescimento ficou dentro da projeção e conseguimos isso graças a política de governo de redução das taxas do IPI, que beneficiou sobretudo a classe C, nosso principal público”, analisa a gerente de marketing do Norte Carla Botelho.

No Natal Shopping, a estimativa também é de crescimento nas vendas, apesar do estabelecimento não contar com lojas de eletro-eletrônicos. O superintende do Natal Shopping Rodrigo Vitale estima um aumento de 8% em relação as vendas do ano passado. “A perspectiva real de crescimento será fechada junto aos lojistas apenas no final do mês”, explica. “Mas como vinhamos com uma média de crescimento de 25% no primeiro quadrimestre, esperamos ter ficado dentro da média local, apesar da reforma por que passa o shopping”, acrescenta Vitali.

O Praia Shopping, por meio da assessoria de imprensa, informou que não dispõe dos dados sobre a movimentação realizada no período das mães. Contudo, a estimativa  é que o desempenho no último final de semana tenha ficado entre 10% e 12% a mais nas vendas, em relação a 2011.

A TRIBUNA DO NORTE  não conseguiu contato com a  Associação de Lojistas do Midway Mall. Até a última sexta-feira, a  expectativa do shopping era de um aumento em torno de 15% nas vendas, em comparação com a mesma data no ano passado.  Um percentual acima da média nacional, que segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), ficou em torno de 8% de crescimento. O presidente da Associação de Lojistas do Shopping, Edmilson Teixeira, disse à TN que os itens mais procurados eram os de vestuário, perfumaria/cosméticos, artigos para o lar, eletrônicos/informática, calçados e livraria.

Shoppings

São Paulo (AE) – A previsão de aumento nacional de 8% nas vendas do varejo para o Dia das Mães deste ano em relação a 2011, feita pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), se confirmou, de acordo com nota divulgada ontem pela própria entidade. “Além das baixas temperaturas, o tempo chuvoso registrado em grande parte do Brasil nos dias anteriores ao Dia das Mães levou ainda mais consumidores aos shoppings”, afirmou, na nota, o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun. “Foi um dos melhores fins de semana de 2012.”  A associação avaliou que o clima frio que antecedeu o Dia das Mães – segunda melhor data para o comércio, depois do Natal – elevou a procura por peças de vestuário, principalmente agasalhos femininos. As vendas de calçados, bijuterias, perfumes, cosméticos e artigos para a casa, itens mais comuns entre os presentes escolhidos pelos consumidores, também atingiram a expectativa, de acordo com a Alshop.

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.