Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Aumento no consumo de energia durante o verão é estimado em 6,8%

2 de janeiro de 2013

Notícia publicada n portal NE 10:

O aumento no consumo de energia elétrica durante o verão é comum em várias regiões do País, principalmente no Nordeste onde as temperaturas são mais elevadas nesse período. No Rio Grande do Norte, o percentual estimado de crescimento é em torno de 6,8%. O número divulgado pela Companhia Energética do Estado (Cosern), é em relação ao mesmo período do ano passado. A estação mais quente do ano começou oficialmente no dia 21 de dezembro de 2012 e vai até 21 de março deste ano.

Foto: Portal NE10

Foto: Portal NE10

Segundo a Cosern, para os clientes residenciais que representam 85% dos consumidores no RN, o crescimento previsto é decorrente do aumento das temperaturas, o que leva ao maior uso de eletrodomésticos como ventiladores, ar-condicionados, freezer entre outros. Além disso, este também é o período de férias escolares, quando os filhos estão a maior parte do tempo em casa, o que também eleva o consumo de energia.

Ainda de acordo com a Companhia, na área rural um aumento no percentual também será registrado devido à ausência de chuvas, que ocasiona a utilização de energia elétrica para a irrigação das lavouras.

EVITAR O DESPERDÍCIO – Algumas dicas são importantes para o consumo racional de energia elétrica e evitar o desperdício, bem como um aumento indesejado nas contas durante o verão.  A Cosern orienta os consumidores a substituir lâmpadas incandescentes que consomem mais energia, por lâmpadas econômicas (fluorescentes ou LEDs) e utilizar sempre eletrodomésticos com o selo Procel A, que propiciam maior economia de energia.

Para o vilão do gasto de energia, o chuveiro elétrico, a orientação é posicionar a chave de seleção de potência do chuveiro na posição “verão”, possibilitando uma economia de cerca de 30% no consumo de energia elétrica. Já para o ferro elétrico e a máquina de lavar roupas, eletrodomésticos que consomem bastante, a dica é  juntar o maior quantitativo de roupas possível para passar e lavar, de uma só vez.

Outras dicas são: desligar o monitor do computador quando não estiver em uso, manter os filtros do ar-condicionado limpos, observar as borrachas das portas das geladeiras e freezer se não estão desgastadas e não deixa-los abertos por muito tempo ou abrir várias vezes sem necessidade.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.