Bancários rejeitam proposta de aumento salarial e greve começa nesta terça-feira (30)

29 de setembro de 2014

Saiu no portal No Ar:

Os bancários do Rio Grande do Norte deverão paralisar as atividades por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (30), tanto em agências públicas quanto privadas. A provável confirmação do início da greve e os rumos da paralisação serão discutidos em uma assembleia, marcada para as 18h desta segunda-feira (29).

Na semana passada, a categoria já tinha aprovado em assembleia o indicativo da greve para esta terça-feira (30), portanto, o encontro de hoje deve ser apenas para ratificar a decisão. No site do Sindicato do Bancários do RN já existe uma convocação para a deflagração da paralisação.

Em reunião de negociação, que ocorreu no sábado (27), a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou proposta de reajuste de 7,35% para a maioria dos bancários e 8% sobre o piso salarial da categoria. Entretanto, o Sindicato dos Bancários do RN rejeitou a proposição, classificando-a como “esmola”.

Foto: jornaldehoje.com.br

Foto: jornaldehoje.com.br

Os bancários potiguares cobram reajuste imediato de 35%, enquanto o Sindicato Nacional dos Bancários teria solicitado reajuste de 12,5%, o que é considerado insuficiente pela categoria no Rio Grande do Norte. Além disso, a pauta de reivindicação inclui isonomia entre os bancários, contratação de concursados, combate ao assédio moral e por um ambiente de trabalho com condições de saúde e segurança.

A diretora geral do Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte, Marta Turra, calcula que existe a necessidade de efetuar mais de duas mil contratações pelas instituições financeiras. Isso corresponde a um incremento de aproximadamente 80% nos quadros de pessoal dos bancos do estado.

Veja a íntegra da nota publicada no site do Sindicato dos Bancários do RN, por meio da qual a entidade explicita sua posição:

“A Fenaban provou mais uma vez que está brincando com a categoria bancária. Em nova reunião de negociação neste sábado (27/9), os banqueiros apresentaram uma proposta de 7,35% para a maioria dos bancários e 8% sobre o piso salarial da categoria. A negociação foi convocada no sábado para tentar enfraquecer o movimento e não atrapalhar a reeleição da presidenta Dilma Rousseff.

Os bancários rejeitaram a esmola e abandonaram a mesa de negociação. Com isso, a greve geral dos bancários está mantida para a próxima terça-feira, 30 de setembro. No Rio Grande do Norte, a categoria se reúne dia 29 de setembro, às 18h, no auditório do SESC Centro (por trás do Banco do Brasil da avenida Rio Branco, Cidade Alta) para avaliar o movimento e acertar os últimos detalhes da estratégia que será usada durante a greve.”

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.