Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Campanha visa abastecer o estoque de leite materno em hospitais do RN

14 de maio de 2013

Notícia publicada no portal No Ar:

Procurando mobilizar a população e sensibilizar as mães sobre a questão da doação de leite materno, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lança nesta semana a Semana Estadual do Aleitamento Materno, que visa aumentar os estoques do leite nos seis bancos de leite do Rio Grande do Norte.

Um dos motivos da campanha é a diminuição do banco de leite devido ao grande número de nascimentos de crianças pré-maturas nos hospitais de todo estado. Só em Natal, o Hospital Santa Catarina e a Maternidade Escola Januário Cicco somam 50 crianças, que necessitam do leite a cada duas horas e a média de consumo é de 20 a 30 ml por criança.

Campanha visa abastecer o estoque dos bancos de todo estado. (Foto: jornalistasdigitais.blogspot.com)

Campanha visa abastecer o estoque dos bancos de todo estado. (Foto: jornalistasdigitais.blogspot.com)

Os pré-requisitos para ser doadora é estar amamentando, ter leite em excesso, não estar tomando nenhum medicamento e não ter nenhuma doença que contra indique a amamentação. Os pontos de coleta em Natal são na Maternidade Januário Cicco, Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia Militar) localizado na Avenida Prudente de Morais, Hospital Santa Catarina e a Maternidade Divino Amor, em Parnamirim.

No interior, o banco de leite humano do Mossoró funciona no Centro de Saúde Reprodutiva da cidade. Em Caicó, o posto de coleta fica na Fundação Hospitalar Dr. Carlindo Dantas (Hospital do Seridó).

Em Natal também existe a doação residencial, onde um carro cedido pelo Corpo de Bombeiros Militar manda uma equipe com um motorista e um enfermeiro para realizar o procedimento na casa da doadora.

Porém segundo a coordenadora estadual do aleitamento materno, Evanuzia Dantas, informou que o número de veículos é bastante limitado devido ao sucateamento das unidades, que estão com o serviço irregular a mais de um ano.

“Estamos procurando soluções para não perder este público que só pode doar em casa, inclusive levamos um projeto de compra a Sesap, porém ainda não foi possível a aquisição. Enquanto ela não acontece, nós usamos um carro alugado”, informa a coordenadora.

Evanuzia Dantas informou também que uma licitação já foi aberta para efetuar a compra dos carros. No ano de 2012 foram registrados 6.465 doadores, porém este ano a coordenadora espera que o número aumente com a campanha local e com o Dia Mundial de Doação de Leite Materno no dia 19 de maio.

Clique aqui para ver a publicaçao original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.