A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante (distante 40 quilômetros do centro da capital) está em fase de desenvolvimento de uma central para capacitação voltada exclusivamente para o aeroporto de São Gonçalo do Amarante. A iniciativa tem o apoio do Sistema S, IFRN e UFRN e visa dar condições de empregabilidade à demanda de 10.500 pessoas, quantitativo previsto para as três etapas do terminal (construção, operação e manutenção).
De acordo com o prefeito Jaime Calado (PR), em entrevista a uma rádio de Natal (Jornal 96 da 96FM), a prioridade para este ano será a capacitação dessas pessoas. Ele não detalhou o projeto, mas explicou que os interessados devem preparar seu currículo. As obras do terminal deverão começar em abril, quatro meses antes do previsto.
A antecipação, a propósito, levou Estado e município a também reverem seus prazos. No plano estadual, a administração deve desenvolver toda a acessibilidade de vias para integrar o aeroporto à Região Metropolitana de Natal. O projeto envolve duplicação de vias e construção ou restauração de trechos já existentes.
Já à Prefeitura de São Gonçalo do Amarante competirá cuidar da infraestrutura associada ao funcionamento do terminal, como abastecimento de água e esgotamento sanitário, além de tratamento e destinação de resíduos sólidos.
“Tudo está sendo tocado. Já temos o projeto de água. Está licitado e garantirá reserva hídrica para os próximos 50 anos. O projeto do esgoto, de R$ 87 milhões, depende do governo federal, mas vamos nos esforçar para entregar a bacia de tratamento do aeroporto”, disse o prefeito.
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.