Cientistas querem transformar Natal em polo de pesquisas aeroespacial

30 de setembro de 2014

Notícia publicada no portal No Ar:

Pesquisadores pretendem transformar Natal no polo nordestino aeroespacial. É com esse objetivo que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Centro de Lançamento de Foguetes Barreira do Inferno (CLBI) promovem, em conjunto, o V Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia e o IV Fórum de Pesquisa e Inovação durante toda esta semana. O ponto máximo desses eventos será o lançamento de um foguete de testes, na próxima quinta-feira (2).

Segundo o coordenador geral dos dois eventos, o professor doutor José Henrique Fernandez, a capital potiguar é a que detém a melhor estrutura para as pesquisas no campo das ciências aeroespaciais na região Nordeste do país. “Em Natal, contamos com o CLBI, uma sede do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e um curso voltado para a engenharia aeroespacial na UFRN”.

Contudo, para se tornar um polo de pesquisas nessa área, o professor acredita que é necessária uma melhor interação entre esses órgãos para poder receber incentivos do governo Federal nesse sentido. “É por causa disso que, neste ano, reunimos os dois eventos, que até então aconteciam paralelamente. Queremos estreitar os vínculos com o CLBI para incrementarmos as nossas pesquisas científicas. Pois o governo diz que não investe por não haver pesquisas suficientes e queremos acabar com esse conceito. Queremos atrair o financiamento para nosso trabalho”, destaca José Henrique Fernandez.

Centro de Lançamento de Foguetes da Barreira do Inferno. (Foto: www.aeb.gov.br)

Centro de Lançamento de Foguetes da Barreira do Inferno. (Foto: www.aeb.gov.br)

Um exemplo do que essa melhor interação poderia trazer de avanço às pesquisas aeroespaciais promovidas na UFRN está no lançamento do foguete teste, que será feito no CLBI na próxima quinta. “O centro de lançamento tem de fazer estes testes com frequência para se manter operante e com a equipe treinada. Se houvesse um vínculo maior conosco, poderíamos aproveitar esse lançamento e mandar nossos experimentos. Mas, infelizmente, ele vai vazio”.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.