Comércio potiguar registra maior crescimento do NE

12 de julho de 2013

Notícia publicada na Tribuna do Norte:

As vendas do comércio varejista brasileiro contabilizaram em maio o menor crescimento no período desde 2009, segundo dados divulgados ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Pesquisa Mensal do Comércio apurou uma alta de 4,5% nas vendas sobre maio do ano passado. Em relação ao mês anterior, as vendas ficaram estáveis. No Rio Grande do Norte, o cenário foi mais favorável.

O programa de crédito para compra de eletrodomésticos no Minha Casa deve beneficiar vendas. (Foto; Aldair Dantas)

O programa de crédito para compra de eletrodomésticos no Minha Casa deve beneficiar vendas. (Foto; Aldair Dantas)

As vendas do comércio potiguar cresceram 10,8% no varejo restrito, que não considera vendas de veículos e materiais de construção. Foi a maior expansão do Nordeste e a quarta maior do país, atrás das registradas em Roraima (13,4%), no Mato Grosso (12,6%) e em Rondônia (11,6%).

Aceleração

O resultado no RN mostra aceleração em relação ao mesmo período de 2012, quando o varejo restrito cresceu 7%. No varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, a situação é a mesma. Em 2013, o setor registrou alta de 10,3%, segunda maior da região, atrás da Paraíba (10,7%). Em 2012, o ampliado cresceu 6,9% no mês.

A Federação do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomercio/RN) já demonstrava otimismo. Em nota divulgada à imprensa no mês passado, em que avaliava o desempenho de abril – quando as vendas cresceram 16,8% no varejo ampliado e 11,6% no restrito, o presidente em exercício da Federação, Luiz Antonio Lacerda, disse esperar que o crescimento se consolidasse nos meses de maio e junho.

“Temos alguns motivos para acreditar nisso, como a prorrogação dos benefícios fiscais para alguns segmentos, duas datas fortes entre maio e junho (Dia das Mães e Dia dos Namorados) e, mais recentemente, o anúncio de linhas de crédito para os beneficiários do Minha Casa Minha Vida mobiliarem suas casas”, ressaltou ele, à época.

Com o desempenho alcançado em maio, o varejo restrito do RN acumula alta de 10,2% no ano e de 9,3% em 12 meses. No ampliado, a alta acumulada em 2013 é de 10,8% e em 12 meses chega a 10,5%.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.