Coleta de lixo em Natal é suspensa novamente

24 de dezembro de 2012

Notícia publicada no portal G1 RN:

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) suspendeu, por tempo indeterminado, a coleta de lixo na cidade. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (24) pela assessoria de comunicação do órgão. Segundo a própria Urbana, a paralisação dos serviços acontece devido às dívidas com o Governo do Estado e Prefeitura Municipal, que somam mais de R$ 60 milhões. Ainda de acordo com a Companhia, a cidade produz aproximadamente 750 toneladas de lixo por dia.

Lixo se acumula em vários cantos da cidade (Foto: Caroline Holder/G1)

Lixo se acumula em vários cantos da cidade (Foto: Caroline Holder/G1)

“Como é de conhecimento da sociedade civil e da imprensa de todo o Rio Grande do Norte, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal enfrenta sérios problemas financeiros com dívidas acumuladas ao longo de vários anos que chegam a somar quase 60 milhões de reais. No entanto, a atual gestão vem unindo todos os esforços para manter em dia o serviço de limpeza pública da capital potiguar. Ocorre que a situação se agravou e com os atrasos no pagamento das empresas terceirizadas, responsáveis pela coleta de lixo da cidade, o serviço será paralisado a partir desta segunda-feira”, informou a assessoria.

G1 ligou para a Prefeitura e o Governo do Estado, mas não conseguiu contato. Em razão do feriado de Natal, foi decretado ponto facultativo nesta segunda (24) e no dia 31 para o funcionalismo estadual e municipal.

Ainda de acordo com a Urbana, a inadimplência com a taxa de limpeza pública (TLP) ao longo dos últimos quatro anos só aumentou. “O imposto é cobrado junto ao carnê do IPTU, mas o recurso não é repassado à Companhia. O Governo do Estado, que é devedor de mais de 5 milhões de reais da referida taxa, se comprometeu a quitar a dívida este ano, mas não cumpriu o compromisso”, acrescentou o órgão.

Clique aqui para ver apublicação original

No blog PANORAMA POLÍTICO de ANNA RUTH DANTAS:

Assessoria da Urbana divulga nota e anuncia que Natal poderá ficar sem coleta de lixo a partir de hoje

A Assessoria da Urbana divulgou hoje nota anunciando que Natal poderá ficar sem coleta de lixo a partir de hoje.

Eis a nota na íntegra:

Como é de conhecimento da sociedade civil e da imprensa de todo o Rio Grande do Norte, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) enfrenta sérios problemas financeiros com dívidas acumuladas ao longo de vários anos que chegam a somar quase 60 milhões de reais. No entanto, a atual gestão vem unindo todos os esforços para manter em dia o serviço de limpeza pública da capital potiguar. Ocorre que a situação se agravou e com os atrasos no pagamento das empresas terceirizadas, responsáveis pela coleta de lixo da cidade, o serviço poderá ser paralisado a partir desta segunda-feira, 24/12.

É importante ressaltar que ao longo dos últimos quatro anos a inadimplência com a taxa de limpeza pública (TLP), cobrada junto ao carnê do IPTU só aumentou e que inclusive, o Governo do Estado devedor de mais de 5 milhões da referida taxa se comprometeu a quitar a dívida este ano, mas não cumpriu o compromisso.

É com imensa preocupação que a diretoria da Urbana anuncia que caso não haja recursos para pagar tais empresas, a capital potiguar corre o risco eminente de ficar sem coleta de lixo domiciliar.

A diretoria da Urbana afirma ainda que está fazendo tudo o que está ao seu alcance para evitar que essa paralisação ocorra, mas que até o momento não existe recurso para o pagamento das empresas terceirizadas.

Clique aqui para ver a publicação original

Na coluna ABELHINHA.COM de ELIANA LIMA: 

Natal do lixo em Natal

Em vez do Natal em Natal, a cidade viverá o Natal do Lixo em Natal. Por todos os lados, em todas as partes.

Lixo, muito lixo. Demais.

Se você achava que a situação tinha chegado ao topo crítico, acredite, deve piorar.

A informação chega da própria Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana):  atrasos no pagamento das empresas terceirizadas, responsáveis pela coleta de lixo da cidade, o serviço poderá ser paralisado a partir desta segunda-feira (24).

Ou seja: a partir dessa véspera de Natal, nada de coleta domiciliar. Imundice em sinos a soprar.

O jeito é evitar ceias, etc e mais.

Das dívidas à Urbana, só Governo do Estado soma mais de 5 milhões de taxa de limpeza público. Comprometeu-se a quitar a dívida este ano, mas nada-nada-nada.

E durma com um fedor desses.

Clique para ver a publicação original

 

 

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.