Copa 2014 altera o calendário das escolas em Natal

26 de novembro de 2013

Notícia publicada no Novo Jornal:

Os livros e cadernos irão ficar guardados durante os jogos da Copa do Mundo em Natal. As redes de ensino do município, do estado e particular promoveram mudanças no calendário para adequar o recesso escolar ao período de jogos. Por conta disso, as férias do final serão encurtadas. A partir da segunda quinzena de janeiro, cerca de 204 mil estudantes da capital devem retornar às salas de aula.

Os colégios privados de Natal foram os primeiros a se adequar ao evento esportivo. Ainda em outubro, uma boa parte das 219 instituições firmou acordo para que as aulas sejam iniciadas no dia 27 de janeiro. Segundo o presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Natal, Alexandre Marinho, a mudança foi feita para garantir o cumprimento dos 200 dias letivos preconizados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD).

Foto: tomribeiro.blog.br

Foto: tomribeiro.blog.br

“As escolas precisam cumprir o calendário letivo, respeitar o recesso dos alunos e as férias dos professores. A Copa do Mundo nos obrigou a realizar mudanças”, afirma.

As férias dos professores e alunos serão iniciadas já em dezembro deste ano. Com isso, o calendário deve cumprir carga horária mínima de 800 horas e 200 dias letivos. As aulas devem ser encerradas em 28 de dezembro. “A mudança é pontual. Em 2015, tudo volta ao que era antes”, pondera.

No tradicional Colégio Salesiano, as aulas serão iniciadas em duas etapas. O terceiro ano do ensino médio vai iniciar o período letivo no dia 15 de janeiro. Já os demais alunos voltam às salas de aula no dia 27 de janeiro. A diferença é para antecipar a rotina de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“A Copa do Mundo é um evento único e nosso aluno vai querer prestar atenção aos jogos. Poderia haver alguma interferência. Não queremos brigar com a Copa”, argumenta o coordenador geral da instituição, Mário Sérgio Oliveira.

No mês de junho, cerca de 1,7 mil alunos e 90 professores do Salesiano irão desfrutar o período de férias escolares a partir de dia 12 de junho – data de início da Copa do Mundo –, com encerramento previsto para o dia 2 de julho. “Mas caso o Brasil avance, nós não teremos aulas nos dias de jogos da seleção brasileira”, explica Oliveira.

Os professores da escola, ao se adequar calendário, tiveram as férias antecipadas. Alguns iniciam o período de folga no dia 1º e outros no dia 20 de dezembro. “Temos de nos adaptar, pois a Copa é algo especial. Foi preciso que a escola, professores, pais e alunos entrassem num entendimento. O importante é que o ensino não será prejudicado”, afirma Frederico Lima, 35, professore de língua portuguesa.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.