Copa e economia trazem incertezas para shoppings de Natal

24 de março de 2014

Notícia publicada na Tribuna do Norte:

Vinícius Menna – repórter

O ano começou aquecido para a maioria dos shoppings de Natal. Os resultados nas vendas da maior parte dos estabelecimentos em janeiro e fevereiro mostram que quem investiu em expansões recentes, como novas lojas e cinemas, acabou se dando melhor. Mas o clima ainda é de incerteza para o restante de 2014. Os motivos das dúvidas são fatores como Copa do Mundo, eleições, endividamento das famílias e juros, que levam a opiniões divergentes sobre as expectativas de consumo.

A chegada em dezembro do Cinépolis – maior operadora de cinemas da América Latina – no Natal Shopping e no Natal Norte Shopping está entre as razões para a atração de mais visitantes nos dois estabelecimentos, aquecendo as vendas nas lojas. “Registramos um crescimento de 25% no fechamento do ano”, diz o superintendente do Natal Norte Shopping, Antônio Barandas. Segundo ele, em janeiro o índice nas vendas alcançou os 26%, número que em fevereiro atingiu 28%.

139693

No Natal Shopping, a expansão inaugurada em outubro mexeu com os números antes mesmo da chegada do cinema. Com o acréscimo de 58 lojas e 871 vagas de estacionamento, além da revitalização da praça de alimentação, o shopping teve crescimento nas vendas de cerca de 13% de outubro até agora, conforme a superintendência.

O Praia Shopping ficou na casa dos 8% nos dois primeiros meses do ano. “Janeiro sempre é positivo e fevereiro não foi diferente, já que a temporada de férias e viagens foi mais longa, com o carnaval em março”, diz a gerente de marketing Danielle Leal.

Para o Midway Mall, no entanto, 2014 “começou um pouco devagar”, segundo a gerente de marketing Suely Campelo. Para ela, o verão mais longo, que acabou estendendo o período das liquidações, é uma das explicações. Segundo a gerente de marketing, março já apresenta números melhores, com a chegada de novas coleções, e a expectativa é de melhora para abril, com a campanha de aniversário do shopping.

Clique aqui para ver a publicação original

Associação espera crescimento de 8%

Deu na Tribuna do Norte:

Copa do Mundo no primeiro semestre, eleições no segundo, juros aumentando, endividamento das famílias. O cenário que se descortina neste início de 2014 ainda não permite projeções bem definidas para os shoppings não só de Natal, mas do país como um todo. Em meio a esse clima de incertezas, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) prevê crescimento de 8% para o setor, média igual a de 2013. “Mas é prematuro ter uma projeção fechada em um país com variáveis que mudam tão repentinamente”, afirma o diretor de Relações Institucionais da Alshop, Luís Augusto Ildefonso da Silva.

No Brasil, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentou em março recuo de 3,3% na comparação com fevereiro, e queda de 5,1% em relação a março de 2013.

Na visão do diretor de Relações Institucionais da Alshop, a situação é decorrente das despesas com material escolar, impostos e taxas que chegam no início do ano, fazendo com que a população compre menos entre janeiro e março. Ele avalia que esse crescimento no número de famílias endividadas deve impactar o comércio de shopping neste ano.

Natal Norte Shopping, na zona Norte de Natal: em direção contrária ao setor nacional, o shopping espera crescer durante a Copa. (Foto: Adriano Abreu)

Natal Norte Shopping, na zona Norte de Natal: em direção contrária ao setor nacional, o shopping espera crescer durante a Copa. (Foto: Adriano Abreu)

Além disso, a Copa do Mundo também não deve surtir bons resultados para o comércio de shopping, em sua opinião. “A Copa representa dias a menos de vendas. Vai ser bom para bares, restaurantes, mas com o brasileiro ligado em futebol, o varejo fica estagnado, não cresce na medida que poderia crescer”, afirma.

A Copa do Mundo também pé motivo para desconfiança para o vice-presidente da Associação de Lojistas do Midway Mall (Alomid), Edmilson Teixeira. “Nós não temos uma boa expectativa para a Copa. Em dia de ponto facultativo ou feriado, vamos abrir, mas o que vai ter de movimento nas lojas é dúvida”, diz.

Contudo, em se tratando de Copa, as opiniões são as mais variadas. O Natal Shopping preferiu não arriscar um palpite. “Sobre a Copa, as conversas ainda estão acontecendo, não tem nada definido por enquanto”, registra a administração, em nota.

Bons números
Mesmo acreditando em um ano de crescimento de cerca de 12%, a gerente de marketing do Praia Shopping, Danielle Leal avalia que a Copa pode se reverter em números positivos. “Acho que a Copa é um evento de esporte que o brasileiro é apaixonado e quando as pessoas estão felizes, as  pessoas consomem mais. Se o comércio abrir, acho que pode ser um segundo Natal”, avalia.

Quem corrobora com essa visão é o superintendente do Natal Norte Shopping, Antônio Barandas. Segundo ele, com ações voltadas para o evento, é possível atrair visitantes e estimular o consumo nas lojas. “Estamos nos preparando e acho que, para o varejo, a Copa vai trazer resultados positivos”, analisa.

Particularmente no caso do Natal Norte Shopping, diz Barandas, a inauguração do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, poderá ser motivo para um incremento na área primária do shopping. “Só aluma coisa macroeconômica pode prejudicar o ano”, opina.

Em se tratando de conjuntura macroeconômica, a gerente de marketing do Praia Shopping, avalia que a alta dos juros do país podem impactar nos resultados do ano. “Quando os juros crescem, fica mais difícil para adquirir bens de consumo. As taxas dos cartões de crédito sobem e as coisas acabam ficando mais caras do que elas realmente são”, analisa.

As eleições também podem acarretar em desaceleração das vendas, na visão de Danielle Leal. O diretor de Relações Institucionais da Alshop pensa o mesmo. “O país fica tomado por discussões políticas, propaganda, o que desvia a atenção das compras”, afirma Luís Augusto Ildefonso da Silva.

Com esse cenário, o recado que fica para os lojistas de shopping é um só: “É um ano para buscar superação”, destaca Edmilson Teixeira.

Obra de novo shopping inicia até 2015

Um novo shopping deve começar a ser construído em solo potiguar até 2015. Com previsão de conclusão do licenciamento ambiental até o fim de maio, o Praça das Dunas será erguido pela Capuche, em parceira com o grupo 5R Shopping Centers, no bairro de Emáus, em Parnamirim. “Devemos terminar os projetos executivos após a etapa de licenciamento e, em seguida, abriremos concorrência para definir a empresa que vai fazer a obra”, explica o presidente do grupo Capuche, Edson Matias.

O investimento das empresas no empreendimento é da ordem de R$ 300 milhões. A área é de 68 mil metros quadrados, diz ele, sendo 42 mil metros de área bruta locável. Segundo Matias, a ideia é que a inauguração seja realizada até o fim de 2016.

“Várias pesquisas foram feitas mostrando que existe uma carência naquela região de um shopping, que atenderia a Zona Sul de Natal, mas também Parnamirim e Macaíba. Isso é visível. Os shopping de Natal estão hoje sem lojas para locação e com grande movimento de público”, afirma o presidente da Capuche.

Edson Matias acrescenta que o shopping terá dez âncoras, além de supermercado, 32 restaurantes e 208 lojas. “Estamos terminando de fechar com as âncoras para poder partir para a definição das lojas  satélites”, diz ele, se adiantar quais as âncoras previstas para o empreendimento.

>>Comércio
A expectativa para o varejo, de maneira geral, é vista com bons olhos pelo presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-RN), Marcelo Queiroz. “O crescimento do comércio foi menor em janeiro do que foi no mesmo mês de 2013, mas ainda não dá para dizer que essa vai ser a tônica do ano”, analisa. “A expectativa para esse ano é positiva por causa da Copa e por questões como possibilidade de retomada de investimento público, além do aumento da oferta de emprego. São situações que concorrem para uma expectativa positiva”, acrescenta Marcelo Queiroz.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.