Crescimento na exportação de frutas no RN continuará em 2014

15 de janeiro de 2014

Notícia publicada no portal No Ar:

O ano de 2013 foi bom para a fruticultura potiguar. Segundo a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), em 2013, a quantidade de frutas exportadas mais que dobrou e o número poderia ser maior, mas a falta de espaços nos navios para comportar os contêineres com as frutas ainda prejudica o desenvolvimento do segmento no estado.

Nos três últimos anos, a exportação de frutas apresenta uma crescente. Em 2011, foram exportadas 83.222 toneladas de frutas, em 2012, o número subiu para 154.358 toneladas e já em 2013 foram 168.701 toneladas de frutas exportadas.

Com os bons números de exportação, o presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (Coex), Luís Roberto Maldonado têm boas expectativas para o novo ano que se inicia.

Melão produzido em Mossoró foi uma das frutas mais exportadas pelo Porto de Natal (Foto: Tatiana Seabra/IPA)

Melão produzido em Mossoró foi uma das frutas mais exportadas pelo Porto de Natal (Foto: Tatiana Seabra/IPA)

“Deve se manter o crescimento produtivo em 2014, refletindo na exportação”, prevê Luís Roberto que atentou pela necessidade de investimentos no Porto “funciona no limite”. O presidente do Coex falou sobre a necessidade da remoção das famílias da comunidade do Maruim, na zona Oeste, para ampliar a capacidade de comportar os contêineres de frutas.

Segundo Luís Roberto Maldonado, as frutas mais exportadas pelo Porto de Natal foram melão e melancia, produzidas em Mossoró. Mangas e uvas também tiveram sua parcela significativa na exportação.

Ele ainda contou que o mais de 90% das frutas produzidas no Rio Grande do Norte se destinam ao mercado europeu, como Inglaterra, Espanha e Holanda, e devem continuar como maior consumidor em 2014.

“Mesmo com a crise europeia enfrentada em 2013, os países já estão se recuperando. O mercado continuará aquecido e a tendência é que em 2014 aumente a demanda de frutas”, encerrou.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.