notícia publicada no caderno Fim de Semana da Tribuna do Norte:
O carnaval passou e a temporada de baladas vai recomeçar em um ritmo diferente para as casas noturnas. No momento em que o ano “começa” pra valer, quando a folia vai embora, boates e pubs voltam à cena com novas ideias para encher sua pista de dança. Para algumas, as novidades virão por motivos extras. As vistorias realizadas na semana passada pelo poder público, decorrente da tragédia ocorrida na boate em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, ocasionou o fechamento temporário de bares e boates em Natal. Algumas reabrem a partir deste fim de semana, enquanto outras vão demorar um pouco mais. Cada qual com seus ajustes na programação ou na estrutura para deixar a balada mais segura e atrativa.
Ecobar reabre com “Farra na Varanda”
“Gostaríamos de informar para todos os nossos clientes que o Casanova Ecobar está totalmente licenciado, seguro e pronto pra retomarmos nossas farrinhas!”, decretou a proprietária Karol Posadzki nas redes sociais. A casa vai retomar sua programação normal nesta sexta-feira, às 21h, de onde havia parado: a festa ‘Farra na Varanda – 1ª Edição’ não aconteceu devido as vistorias do Corpo de Bombeiros da semana passada. Agora, com tudo nos conformes, a balada reabre oficialmente o Casanova para a nova fase. O bar abrirá normalmente, às 18h.
A varanda do Ecobar será reservada para um grupo de pessoas que enviou seus nomes para uma lista on-line (no Facebook) até às 16h desta sexta-feira. O acesso à varanda será controlado por uma pulseira, e uma festa à parte vai rolar neste reservado, enquanto o bar funciona normalmente. Na varanda ‘VIP’ terá pequenas degustações de caipirinhas, meladinhos e cachaças diversas. A trilha sonora também será à parte, com as bandas Seven Two e United (fazendo um repertório dedicado ao Coldplay), e o DJ Manuk. A entrada é R$10. Recomenda-se chegar cedo, pois a entrada será limitada para o conforto de todos.
Nova porta de emergência e para o Jazzy Rocks
O Jazzy Rocks Bar, também em Candelária, foi fechado durante as vistorias, mas já tem uma data prevista para a volta à cena: 28 de fevereiro. Segundo Pablo Augusto, um dos proprietários, foi exigida a troca da porta da saída de emergência, que estava invertida, contra o fluxo. A casa tem um espaço interno, fechado e climatizado, que comporta cerca de 100 pessoas. Já a arejada área externa recebe até 300. A equipe aproveitou o recolhimento para também melhorar detalhes nos banheiros e nos caixas.
A data do retorno será estratégica: será para comemorar os dois anos do bar, no fim do mês. “Ainda estamos fechando a programação, mas seguirá o estilo do que o Jazzy vem fazendo, com muito rock”, afirma. A programação musical do Jazzy está baseada na música ao vivo, entre covers e autorais, como Far From Alaska, Talma & Gadelha, Jack Black, The Blue Mountain, entre outros nomes que já passaram pela casa. Pablo também ressalta uma mudança no perfil da casa. “No começo eram apenas universitários. Agora também temos uma clientela mais adulta, gente que vem mais para petiscar e conversar do que para balada. Eles prestam mais atenção no cardápio”, diz.
Reformas no shopping
A única boate da zona norte, a Amnesia Club, deverá voltar às baladas em março, segundo o proprietário e DJ Leonardo Cocentino. “Está tudo certo com a boate, o problema foi com o shopping onde ela está instalada. Estão sendo resolvidas questões de documentação, e estamos no aguardo disso”, explica. O tempo parado também está sendo usado para incrementar a estrutura da casa, ressalta ele. Está sendo construído um novo palco para as bandas, e renovado os sistemas de luz e iluminação, para ficarem mais potentes. A Amnesia abriu em 2010 e desde 2011 virou febre entre notívagos da zona norte – com muitas visitas de baladeiros de outras partes da cidade. O som é pop, com DJs e bandas diversas.
Seven, Dublin e Medievo sem data certa
Três pistas de dança natalenses ainda estão sem data definida para voltar: Seven, Dublin Irish Pub e Medievo Disco, as três em Petrópolis. Assim preferiu o proprietário Juliano Porciúncula, experiente empresário da noite local. “As casas já estavam fechadas pelo recesso de janeiro, mas após o ocorrido, preferi que elas se mantivessem fechadas até resolvermos todas as questões burocráticas de documentação”, explica. Ele ressalta as questões burocráticas, que são lentas. “A segurança é apenas uma das questões. E com isso acredito que estamos bem. Mas devemos esperar a vistoria, o estudo dos procedimentos, a emissão das licenças, documentações…é tudo muito lento”, diz. Juliano diz que a medida mais drástica foi a demissão de suas equipes. “Não quero abrir com nenhuma pendência, portanto, não poderia segurá-los. Foi uma pena”, lamenta. Ele prefere não dizer uma data para a reabertura das três boates.
Peppers Hall marca retorno como manda o figurino
O Pepper’s Hall, em Ponta Negra, está fechado por ocasião de recesso e algumas reformas para incrementar a estrutura. Voltará nos próximos dias 22 e 23, com a festa sugestivamente chamada de “We are back!”. A boate passou pelo crivo das vistorias, sem problemas. Possui todas as licenças obrigatórias para funcionamento, e se enquadra nos pré-requisitos legais exigidos para funcionar.
“Temos a preocupação com qualidade e segurança desde que abrimos a casa, há quase dois anos”, afirma Daniela Abreu, uma das proprietárias. A boate tem três saídas de emergência, além da porta de entrada. O isolamento acústico que reveste o teto, paredes e colunas são de lã de vidro isover, que não são inflamáveis e nem tóxicos. Daniela ressalta que todos os seguranças usam rádio, facilitando bastante a comunicação caso algo aconteça.
A festa “We are back!” servirá para reafirmar o estilo da casa e exibir as novidades que virão por aí. No dia 22 (uma sexta), a casa receberá o DJ paulista Flash, nome forte da black music que gosta de combinar hip hop e house nos seus sets; DJ Anna Sarah (PE), o projeto Light House, e o residente DJ Gunner. No dia 23 o som muda, com as bandas Pé de Ouro, Tiago e Santafé, e o DJ Gunner. A música vai do forró ao sertanejo universitário.
Debate sobre segurança e lazer é realizado na Ribeira
A Casa da Ribeira e o Centro Cultural DoSol estão promovendo um debate entre empresários, poder público e artistas no próximo dia 20/02, às 9h, na Casa da Ribeira, com o tema “Segurança não se discute: Ela é o prato principal”. “A ideia é que possamos dialogar abertamente sobre a situação das casas de espetáculo da cidade e buscarmos soluções para esta crise”, disse Henrique Fontes, presidente da Casa da Ribeira. Estão sendo convidados gestores públicos de cultura, segurança, urbanismo, turismo, comandantes do corpo de bombeiros e da polícia civil, Iphan, artistas e empresários da cultura em geral. Pode-se confirmar a presença pelo 3211-7710.
Tudo ok na vogue, Taverna e Tá na Hora
Enquanto parte do roteiro noturno natalense foi mexido pelas vistorias públicas, outra se manteve normal, e voltará às suas programações convencionais a partir desde fim de semana. O Taverna Pub tem na sexta noitada com o samba-rock do grupo paulista Conhaque com Tequila e depois a irreverência dos Mad Dogs, com seu blues, progressivo e rock and roll. No sábado, A energia do rock nacional anos 80 e 90 dará o tom com o agito da banda Salada Sonora. Serão quatro horas de música sem parar. Mais informações pelo 3236-3696.
A espaçosa boate Vogue retoma a programação com a diversidade popular de sua programação musical. Na sexta-feira tem som com as bandas Mariloh e Forró Sal e Brasa, e os DJs Pax (CE), Lobinha (CE) e França. No sábado será a vez de Jaine Elne e banda, Milforró M&C – Marlus e Chimene, DJs Will Schatz (CE), Lobinha (CE) e França. A agenda da casa promete para breve shows da banda Grafith, do DJ Marcelo Charbel (SP), e da funkeira Valesca Popozuda. Tel.: 3207-4745.
O Botequim Tá Na Hora, em Ponta Negra, é voltado para a música ao vivo e traz neste sábado uma noitada para saudosos do rock, com Mobydick tocando Jovem Guarda, e Os Grogs se dedicando aos Beatles. O som começa às 20h. Tel.: 2010-0034.
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.