Notícia publicada no caderno Cidades do Portal JH:
Os usuários das linhas de ônibus 47 (que cumpriam rota de Santos Reis à Nova Descoberta) e da 78A (com rota passando por Petrópolis, na zona Leste) passarão a ver as rotas unificadas a partir deste sábado. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), órgão responsável pela mudança, a fusão deverá melhorar o atendimento aos usuários dos transportes urbanos. Com a unificação, a nova linha identificada como 78A/47 contará com 15 veículos nos dias úteis.
Segundo Clodoaldo Cabral, secretário adjunto de Transportes da Semob, o novo percurso atenderá a população de Santarém à Nova Descoberta, via Praça. “Separadamente, as linhas atendiam uma demanda muito grande de usuários, que muitas vezes tinham que pegar duas linhas de ônibus para chegar à zona Sul de Natal. Com isso, a população passa a ter uma linha mais ampliada e quem vem da zona Norte terá mais uma opção para a zona Sul de Natal”, afirmou.
Segundo o órgão, o itinerário inclui o Conjunto Santarém, a Ponte Newton Navarro, Brasília Teimosa, Cidade Alta, Petrópolis, Shopping Midway Mall, Lagoa Seca, Lagoa Nova, Potilândia e Nova Descoberta. Os 15 veículos destinados à nova rota deverão realizar cerca de 70 viagens por dia.
Aos sábados serão 12 veículos para 62 viagens, e aos domingos e feriados, a linha contará com seis veículos realizando 42 viagens. O terminal da linha também será modificado, passando a operar a partir da rua Rio Doce, em Santarém. “Estamos com cartazes nos ônibus e terminais informando sobre essa mudança. Toda semana a Semob se reúne com técnicos da STTU e das empresas permissionárias do serviço para avaliar possíveis problemas e melhorias nas rotas. Nossa intenção é atender parte da população que estava sem serviço”, avaliou Clodoaldo Cabral.
Para os moradores do bairro Nova Descoberta, a mudança não irá mudar o cenário atual. “Essas mudanças beneficiam certa quantidade de pessoas, mas prejudica outras. A unificação da rota poderá dificultar até pelo fato de deixar o caminho mais longo”, disse Eclésia Lima. “A linha 47 demorava em torno de 1h, 1h20 de espera. Não acredito que esse problema será solucionado”, afirmou.
Além de Eclésia, Francisca Oliveira e Moacir Santos, também moradores do bairro, acreditam que a melhor solução para a população daquela comunidade é a volta de duas linhas mudadas de rota: 48 e 66. “A linha 48 passava diretamente pelo campus, sem precisar dar rodeios por outras áreas. Já a 66 nos levava para Ponta Negra. Mudaram o sistema dessas duas linhas e ficou pior para nós. A melhor solução é que elas voltassem à normalidade que era antes”, afirmou Moacir.
O secretário adjunto de Trânsito ainda adiantou que na próxima segunda-feira (11), a linha 57 passará a ter alterações, atendendo a população do bairro de Nova Descoberta. “Essa linha passará por Nova Descoberta, seguindo caminho pelo campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atendendo os estudantes que precisam ir à Universidade”, disse. A linha 57 fará o caminho de ida ao campus, enquanto que a linha 10/29 dará opção para os estudantes voltarem por Nova Descoberta. Além disso, as linhas 11/17 (Gramoré – Petrópolis) e 78 (Santarém/Ribeira – Via Petrópolis) serão unificadas formando a linha 17/78.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.