Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Empresários natalenses avaliam oportunidades de negócio com a Copa 2014

10 de dezembro de 2013

Notícia publicada no Novo Jornal:

Os quatro jogos da Copa 2014 em Natal podem abrir uma janela para o turismo internacional no Rio Grande do Norte. Empresários e gestores público começam a contar nos dedos, as oportunidades de negócios que as seleções dos Estados Unidos, Japão, México, Itália, Uruguai, Grécia, Camarões e Gana podem gerar para o Estado.

Coordenador da Câmara de Turismo da Fecomércio, George Gosson, disse que o setor espera mais seleções europeias de renome, mas, no conjunto, o sorteio dos jogos favoreceu o RN.

George Gosson deu como exemplo, o primeiro jogo na Arena das Dunas na primeira fase da competição, dia 13 de junho, entre México e Gana. Os mexicanos têm tradição em assistir jogos da Copa e, como a seleção daquele país vai jogar depois em Fortaleza e em Recife, é bem provável que seus torcedores fiquem baseados em Natal.

Por isso, o coordenador da Fecomércio acha que o período da Copa é uma boa chance de se investir em negócios com os mexicanos. George Gosson espera que o Senado aprove, antes da realização da Copa, a facilitação na concessão do visto para cidadãos naturais dos Estados Unidos, Canadá, México, Japão, Austrália e Nova Zelândia.

Aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o projeto prevê a concessão do visto no momento da entrada em território brasileiro. Atualmente, isso é feito através de representações diplomáticas brasileiras no exterior.

O Caribe e o México já oferecem essa facilidade para os cidadãos americanos. Como são concorrentes diretos do turismo internacional com o Nordeste pelas condições climáticas, pela visibilidade que a Copa vai proporcionar a facilitação do visto deve aumentar o volume de turistas para o Brasil e o Rio Grande do Norte pode se beneficiar diretamente com a aprovação do projeto.

Além disso, na primeira fase de vendas dos ingressos da Copa, 70% das entradas foram compradas pelo Brasil e, dos 30% restantes, os americanos ficaram com 25%, ou seja, com um quarto do total à venda. Isso pode significar um grande fluxo de norte-americanos em Natal.

O Japão que vai jogar com a Grécia, pode não ser uma partida das mais importantes para o campeonato, mas a tendência é que gere dividendos futuros para o Estado. Segundo George Gosson, o japonês é um turista qualificado e, como o americano, tem alto poder aquisitivo. Além disso, como São Paulo é a maior colônia nipônica fora do Japão, muitos turistas daquele estado devem vir a Natal assistir a esse jogo. Uma vez conhecidas as belezas locais, surgem boas oportunidades de negócios pós-Copa.

A quarta partida em Natal, um clássico mundial entre Itália e Uruguai, também deve ser um gerador de futuros negócios. O Uruguai é um país da América do Sul com o qual o RN pode desenvolver relações comerciais e os italianos podem voltar a manter um fluxo turístico com Natal.

Desde 2007, o Estado perde fluxo de turistas internacionais e a partir de 2012, começou a perder turistas nacionais. Segundo a Infraero, em 2012 houve uma queda de 12,32% no desembarque internacional no Aeroporto Internacional Augusto Severo, comparado a 2011.

George Gosson disse que a Copa pode abrir janelas para negócios, mas é preciso investimentos por parte do Estado como destino turístico. “A iniciativa privada, este ano, com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-RN) participou de diversos workshops e feiras divulgando o RN, mas o Governo do Estado tem que potencializar essa divulgação”, caracterizou.

MÍDIA
A visita de jornalistas estrangeiros pode gerar mídia espontânea e o Governo tem que oferecer uma boa infraestrutura para receber esses profissionais, analisou Gosson. Segundo ele, este é um público qualificado e que já está divulgando Natal para seus países de origem.

Governadora Rosalba Ciarlini oferece jantar para jornalistas internacionais. (Foto: Elisa Elsie)

Governadora Rosalba Ciarlini oferece jantar para jornalistas internacionais. (Foto: Elisa Elsie)

No final de semana passado, 39 jornalistas e fotógrafos dos oito países que vão jogar em Natal visitaram o Rio Grande do Norte. Sábado, conheceram o Arena das Dunas e no domingo fizeram o city tour pela cidade e no litoral e, à noite, foram convidados da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) em um jantar no restaurantes Camarões, em Ponta Negra.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.