Festa do Boi 2014 marca processo de recuperação da pecuária potiguar

14 de outubro de 2014

Saiu no portal No Ar:

O economista e agropecuarista José Bezerra de Araújo Júnior foi homenageado pela segunda vez com o trófeu ‘Criador do Ano’ na aberura da 52ª edição da Festa do Boi. A homenagem foi concedida pela Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc) como forma de reconhecimento pelo esforço do agropecuarista para modernizar e dinamizar o agronegócio do Rio Grande do Norte. O evento foi aberto neste sábado (11), no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, e prossegue até o dia 18 com expectativa de movimentar cerca de R$ 100 milhões em negócios.

Para o presidente da Anorc, Antônio Téofilo, a Festa do Boi terá como marca o início da retomada da pecuária de alta qualidade no Rio Grande do Norte depois de um cenário de retração devido um dos mais severos períodos de estiagem vividos nas últimas décadas. A seca foi responsável por reduzir em pelo menos 35% o rebanho potiguar, que hoje soma entre 800 mil e um milhão de cabeças. “Os caminhos para essa retomada começam pelas parcerias e se aproximando do pequeno produtor. Estamos trazendo para a Anorc a tecnologia de transferência de embriões, que é feita pelo Instituto Biossistêmico (IBS)”, exemplifica o presidente.

A abertura do evento contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, que destacou a importância da festa para o agronegócio do estado e ainda parabenizou a participação do Sebrae no evento com o Espaço Negócios Rurais.

O ponto alto da abertura foi a entrega do trófeu de Criador do Ano a José Bezerra Júnior. “Estou muito orgulhoso de receber esta homenagem. Sinto-me horando de ter sido reconhecido com esse título”, revela. Por 12 anos, entre 1996 e 2008, o agropecuarista presidiu a Anorc e contribuiu para transformar o Parque Aristófanes Fernandes em um dos mais bem estruturados do Nordeste e um dos melhores do Brasil. Durante a gestão, o local recebeu obras importantes, como baias de equinos, pavilhões de argola para bovinos de raças puras, o tatersal, pavilhão de eventos e a casa de shows.

O evento foi aberto oficialmente no sábado (11). (Foto: Marco Polo / Agência Sebrae)

O evento foi aberto oficialmente no sábado (11). (Foto: Marco Polo / Agência Sebrae)

José Bezerra Júnior, que também foi presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, entre 2002 e 2003, foi responsável pela presença do Sebrae na Festa do Boi, ao construir o espaço onde a instituição apresenta modelos de negócios para o campo e capacitações para produtores rurais.

Discurso
A homenagem a Chimbica – como é mais conhecido no meio rural – foi prestada pelo ex-presidente da Anorc, o jornalista Marcos Aurélio de Sá, que proferiu um discurso emocianado justificando o título concedido.

“Há quase 30 anos, José Bezerra se dedica a fazer pecuária intensiva em nosso meio, engordando bois em regime de pastejo rotacionado e realizando a terminação dos animais em confinamento, com execelentes resultados. Em anos de seca, enquanto muitos dos nossos criadores tradicionais veem seus rebanhos definharem até morrer por falta de alimento, ele chega a atravessar meses e meses de verão causticante com milhares de reses mantidas gordas, pastando seletivamente capins de pisoteio produzidos sob vários pivôs centrais instalados em suas propriedades, divididos em pequenos piquetes com cercas energizadas. A produção intensiva de bois confinados obrigou Júnior a se transformar no nosso maior importador de milho e soja das regiões produtoras do Centro-Oeste e sudeste ”, classifica Marcos Aurélio.

O discurso também faz referência às atividades agroindustriais do homenageado, que foi responsável por ser o primeiro criador potiguar a criar uma grife própria para comercializar a parte mais nobre do gado, a ‘Angus Bull Beef’. A marca disponibiliza no mercado apenas carne marmorizada de animais da raça Angus, obtida em criatórios próprios, onde o gado é abatido antes de completar dois anos. Para manter a linearidade da produção, o criador utiliza milhares de matrizes, todas sob inseminação artificial, para assegurar as parições programadas de bezerros com as características genéticas desejadas.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.